Questões de Pedagogia da VUNESP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da VUNESP

#Questão 1115526 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Psicologia

Ao apresentarem dados de uma pesquisa sobre violência no contexto escolar, Kappel, Gontijo, Medeiros e Monteiro (2014) destacam alguns elementos que deveriam ser constitutivos da formação profissional dos educadores, a fim de colaborar com a diminuição da violência dentro do ambiente escolar. Entre tais elementos, está

#Questão 1115528 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Psicologia

Ao apresentarem sua proposta de abordagem da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem voltada à educação, Davis e Oliveira (1994) apontam uma concepção que consideram ser a prevalecente nos programas de cursos introdutórios sobre o assunto. Segundo elas, tal concepção menospreza a possibilidade de aprofundar-se em temas considerados como mais pertinentes.
A concepção a que as autoras se referem é a

#Questão 1115530 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Psicologia

Assinale a alternativa que apresenta uma asserção correta a partir da concepção construtivista de alfabetização, em coerência com os argumentos de Solé e Teberosky (In: Coll; Palacios; Marchesi, 2004, v.2).

#Questão 1115534 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Psicologia

Carvalho (2001) entende que as instituições escolares governadas pelas crianças (ou seja, que se apresentam como repúblicas escolares)

#Questão 1115575 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Educação Especial (Deficiência Visual)

Joana é professora de Educação Especial e atua no atendimento educacional especializado, e Marcia é professora de sala regular do 4° ano de uma escola pública. Ambas conhecem os estágios do coensino segundo Mendes, Vilaronga e Zerbato (2014), de acordo com as quais, em um dos estágios acontece a comunicação mais frequente, abertura para o diálogo, construção de nível de confiança necessário para a colaboração, da forma como Joana e Márcia já têm atuado pelo processo de coensino.

Com base nos componentes do coensino, referenciado pelas autoras, Joana e Marcia atuam no estágio

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis