Questões de Pedagogia da UPE / UPENET / IAUPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da UPE / UPENET / IAUPE

Sobre o Trabalho com o eixo tempo no estudo da História, analise as seguintes proposições:

I. É necessário esclarecer que as marcações e as ordenações do tempo, por meio de calendários, são uma construção que pode variar de uma cultura para outra.

II. A ordenação de seqüências de fotos ou figuras do ser humano, de uma planta ou de um animal, nas diferentes etapas da sua vida, é um exercício que propicia aos alunos lidar com o tempo de uma maneira concreta.

III. Em história, considera-se a dimensão do tempo que predomina como ritmo de organização da vida coletiva, ordenando e seqüenciando, cotidianamente, as ações individuais e sociais.

IV. "A história procura estudar o homem através dos tempos, nos diferentes lugares em que tem vivido".

Assinale a alternativa que apresenta as proposições corretas.

A ocupação do território pernambucano em função das atividades econômicas é tema de uma aula para o ensino fundamental. O relato de como ocorreu a conquista do interior da capitania, a partir dos rios da região, que funcionaram como verdadeiros corredores de penetração, é uma exposição em que se deve ressaltar para o aluno as seguintes relações:

I. Condições naturais X atividades econômicas.

II. Necessidades humanas X atividades econômicas.

III. Atividades econômicas X povoamento.

IV. Melhoria da qualidade de vida X crescimento populacional.

Estão corretas

Numa sala de aula de matemática, a professora cede a cada aluno três dados. Em seguida, pede que os enfileire e conte o número de faces. Passados alguns minutos, ela observou que havia três respostas: 11, 13 e 15. Numa análise com um grupo de professoras, chegou-se a construir três afirmativas:

 

Dentre essas afirmativas, pode-se dizer que

Numa sala de aula de matemática, a professora pergunta aos alunos: "Como é que vocês sabem que um número é maior do que outro?" Ouve, então, as respostas:

A professora conclui que

Uma professora distribui cartões com a configuração de nove quadrados, conforme figura abaixo e um conjunto de dois pontos (fichas abaixo), denominado de constelações. A seguir, pede que os alunos preencham o quadro com as constelações (dois) de diversos modos possíveis para o quadrado dado, contando, em seguida, o número de possibilidades diferentes de preenchimentos.

Esta atividade didática/metodológica desenvolve

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis