Questões de Pedagogia da UPE / UPENET / IAUPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da UPE / UPENET / IAUPE

Sobre o "Construtivismo em sala de aula" analise as afirmativas a seguir.

I. As construções de autoconceitos, representações e atribuições só poderão ser realizadas e sistematizadas no contexto da educação escolar.

II. Quando aprendemos, e ao mesmo tempo em que aprendemos, estamos forjando nossa forma de ver o mundo e nos relacionar com ele. Como parte dessa aprendizagem é realizada na escola, precisamos de uma explicação integrada sobre o funcionamento de alguns aspectos afetivos, relacionais e cognitivos na aprendizagem escolar.

III. Segundo Cool, atribuir significados aos conteúdos concretos é um processo que nos mobiliza em nível cognitivo e que nos leva a revisar e recrutar nossos esquemas de conhecimento, para dar conta de uma nova situação, tarefa ou conteúdo de aprendizagem, estabelecendo novos esquemas, conexões e relações.

Indique a alternativa correta.

 No livro, o Construtivismo na sala de aula, Solé e Coll enfocam os professores e a concepção construtivista. De acordo com os autores, sobre esta concepção, analise as afirmativas abaixo.

 
I.  No decorrer das situações de ensino, os referenciais e as teorias são a base que determinam a ação educativa de responsabilidade exclusiva do professor.
II.   Seja qual for o grau em que influem e são influenciados pela experiência prática e cotidiana, os professores ou qualquer profissional cujo desempenho deve contar com a reflexão sobre o que faz e por que se faz precisam recorrer a determinados referenciais que guiem, fundamentem e justifiquem sua atuação.
III.   A concepção construtivista considera aspectos sociais, econômicos e políticos, vinculados à metodologia e à avaliação que permitam aos professores tomar decisões sobre o ensino e a aprendizagem em contextos escolares e não escolares.
IV.   O Construtivismo ignora a dimensão mais individual do ensino para analisá-la num projeto mais amplo de escola, de sociedade e de educação.
V.   Uma escola de qualidade, na concepção construtivista, caracteriza-se por atender, exclusivamente, a três exigências do sistema educacional: nível elevado de compromisso dos professores; o trabalho coletivo e uma gestão democrática.


Analise a alternativa correta.

Com base nos estudos de Solé e Coll, sobre a concepção construtivista da aprendizagem escolar do ensino, analise as afirmativas a seguir.

I. Para a concepção construtivista, aprendemos quando somos capazes de elaborar uma representação pessoal sobre um objeto da realidade ou conteúdo que pretendemos aprender, a partir das experiências interesses e conhecimentos prévios, ou seja, através de uma aprendizagem significativa.

 II. A concepção construtivista considera o ensino como um processo conjunto compartilhado ao qual o aluno, graças à ajuda que recebe do professor, pode mostrar-se progressivamente competente e autônomo na solução de tarefas, na prática de determinadas atitudes e em numerosas questões.

III. A concepção construtivista oferece ao professor um referencial para analisar e fundamentar muitas das decisões que toma no planejamento e no decorrer do ensino, como, por exemplo, critérios para comparar materiais didáticos, para elaborar instrumentos de avaliação coerentes com o que se ensine e para elaborar unidades didática como também possibilita ao professor compreender o que ocorre em sala de aula.

Indique a alternativa correta.

Em relação à Gestão da Educação, analise as afirmativas a seguir.

I. A gestão da Educação nos Municípios tem como principal objetivo a construção do Plano Municipal de Educação e do Projeto Político Pedagógico das Escolas, enfatizando a liderança, os processos democráticos e participativos.

II. A gestão democrática é um processo de coordenação de estratégias de ação, para alcançar objetivos definidos e requer liderança centrada na competência, legitimidade e credibilidade.

III. As diversas dimensões da gestão têm um foco privilegiado que determina sua finalidade principal (a pedagógica), assentadas em ações-meio que viabilizam sua finalidade (pessoal, matéria, patrimônio, financeira, entre outros). A dimensão pedagógica tem um papel privilegiado e central na construção do Plano Municipal de Educação e do Projeto Político-Pedagógico da Escola.

Indique a alternativa correta.

Em sua obra, Paulo Freire (1996) explica "radicalidade" como atitude que implica

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis