Questões de Pedagogia da UPE / UPENET / IAUPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da UPE / UPENET / IAUPE

Trabalhando o conteúdo Hidrografia de Pernambuco, observemos o mapa abaixo.

 

Podemos identificar e analisar que

I. o rio São Francisco serve em grande parte do seu curso de linha divisória entre os Estados de Pernambuco e a Bahia. Separa a Bahia e Sergipe de Alagoas, até desembocar no Oceano Atlântico.

II. o rio São Francisco tem vários afluentes, como Brígida, Pajeú e Ipanema.

III. a foz do rio Goiana localiza-se na divisa de Pernambuco com a Paraíba.

IV. devido à localização geográfica, o rio Capibaribe é um rio totalmente perene.

Sobre as afirmativas, estão corretas

As relações espaciais topológicas elementares começam a ser estabelecidas pela criança desde o nascimento. "São as relações espaciais que se estabelecem no espaço mais próximo, usando referenciais elementares como: dentro, fora, ao lado, na frente, trás, perto, longe, etc. Não são consideradas distâncias, medidas e ângulos." (Almeida e Passini. Pág.31)

O professor de geografia das séries iniciais do Ensino Fundamental I deve considerar a percepção espacial desenvolvida nas crianças, exceto

"O processo de ação e interação dos agentes sociais ao longo de períodos de tempo corresponde ao método histórico. No trabalho de ensino e aprendizagem, a aquisição do método histórico deve ser efetivada a partir da compreensão de alguns elementos importantes": (Daniel H. de Medeiros)

Sobre eles, analise as afirmativas abaixo.

I. O nosso presente vivido irá compor a História de amanhã assim como a História de hoje é constituída de muitos presentes que agora pertencem ao passado.

II. A organização de nossa sociedade assim como todos os elementos da cultura, da política, da economia, das artes nem sempre se constituíram da maneira como hoje conhecemos e também não continuará assim para sempre.

III. Um processo histórico não é homogêneo, ou seja, não produz o mesmo resultado para todos.

IV. O aluno, no presente, volta-se a outro tempo, para compreender em que situação e condições as sociedades se organizaram, para satisfazerem suas necessidades e expressarem sua cultura, seu imaginário, sua forma de vida cotidiana e sua organização social.

Estão corretas

É construindo a noção de identidade regional e nacional que o aluno se entenderá como sujeito de direitos e deveres, capaz de interferir e modificar a realidade que o cerca." Uma das situações abaixo não contribui para a obtenção deste objetivo. Assinale-a.

Em uma situação de ensino-aprendizagem, o professor deve trabalhar relações temporais, objetivando

I. explicar que o estudo do passado busca dar sentido aos questionamentos e dúvidas do presente.

II. fazer o aluno perceber que o estudo da História é já uma prática do seu cotidiano.

III. mostrar que o estudo do passado nos aliena do presente, provocando mudanças nas relações sociais.

IV. explicar que o caminho para o ensino da História em qualquer tempo, objeto de estudo, deve ser o da curiosidade e o do interesse livre.

Estão corretas

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis