Questões de Pedagogia da UFU-MG

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Listagem de Questões de Pedagogia da UFU-MG

#Questão 1133417 - Pedagogia, Legislação da Educação, UFU-MG, 2025, UFU-MG, Técnico em Assuntos Educacionais/Educação Básica/Educação Especial e Apoio Administrativo

Considerando as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica estabelecidas pela Resolução CNE/CEB Nº 2, de 11 de setembro de 2001, marque (V) para as afirmativas Verdadeiras e (F) para as afirmativas Falsas.

( ) É permitida a criação de classes hospitalares em casos de alunos impossibilitados de frequentar as aulas em razão de tratamento de saúde que implique internação hospitalar.
( ) Os sistemas de ensino devem constituir e fazer funcionar um setor responsável pela educação especial, dotado de recursos humanos, materiais e financeiros que viabilizem e deem sustentação ao processo de construção da educação inclusiva.
( ) As escolas públicas municipais e estaduais são proibidas de criarem classes especiais, para atendimento dos alunos, em caráter transitório ou permanente.
( ) As escolas da rede regular de ensino devem prever e prover na organização de suas classes comuns a temporalidade flexível do ano letivo para atender às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência mental ou com graves deficiências múltiplas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 

#Questão 1133418 - Pedagogia, Legislação da Educação, UFU-MG, 2025, UFU-MG, Técnico em Assuntos Educacionais/Educação Básica/Educação Especial e Apoio Administrativo

No livro Ensino de Habilidades Básicas para pessoas com autismo: manual para intervenção comportamental intensiva (2016), as autoras desenvolvem uma importante reflexão sobre a avaliação de desenvolvimento da criança com autismo. Com base nessas reflexões, a respeito da avaliação de desenvolvimento é INCORRETO afirmar que a

#Questão 1133419 - Pedagogia, Legislação da Educação, UFU-MG, 2025, UFU-MG, Técnico em Assuntos Educacionais/Educação Básica/Educação Especial e Apoio Administrativo

De acordo com a Lei Nº 12.174, de 27 de dezembro de 2012 (Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista), é considerada pessoa com transtorno do espectro autista aquela portadora de síndrome clínica com

#Questão 1133429 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), UFU-MG, 2025, UFU-MG, Técnico em Assuntos Educacionais/Educação Superior e Apoio Administrativo

A teoria crítico-reprodutivista, no contexto dos estudos sobre currículo, possui como característica o entendimento de que a estrutura socioeconômica condiciona a forma de manifestação do fenômeno educativo e, por sua vez, a função básica da escola é a de apenas reproduzir as condições sociais. Sobre a teoria críticoreprodutivista, assinale a alternativa correta. 

#Questão 1133430 - Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, UFU-MG, 2025, UFU-MG, Técnico em Assuntos Educacionais/Educação Superior e Apoio Administrativo

Sobre as teorias educacionais não críticas (que entendem a educação como instrumento de equalização social, autoritárias e não dialógicas) e sobre as teorias crítico-reprodutivistas (que entendem a educação como instrumento de discriminação social), Saviani (2021) entende que 

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