Questões de Pedagogia da UFSC

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Listagem de Questões de Pedagogia da UFSC

#Questão 943860 - Pedagogia, Legislação da Educação, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Pedagogo/Educacional

Identifique as finalidades da Educação Superior, de acordo com o artigo 43 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), e assinale a alternativa correta.
I. Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento linear.
II. Formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua.
III. Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive.
IV. Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber por meio do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação.
V. Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual segmentada e sistematizadora do conhecimento de cada geração.

#Questão 943861 - Pedagogia, Legislação da Educação, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Pedagogo/Educacional

Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996), é estabelecido que a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Identifique quais dos seguintes princípios servem de base para o ensino, de acordo com o artigo 3º da referida lei, e assinale a alternativa correta.
I. Respeito à liberdade e apreço à tolerância II. Garantia de padrão de qualidade seguindo os princípios da meritocracia escolar III. Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais IV. Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino V. Respeito à diversidade humana, linguística, cultural e identitária das pessoas surdas, surdo-cegas e com deficiência auditiva

#Questão 943944 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Técnico em Assuntos Educacionais

Para alcançar os seus fins, o sistema educacional brasileiro necessita de órgãos e normas que definam tarefas e responsabilidades, visando à ação organizada na direção dos objetivos estabelecidos. Dessa maneira, considerando os documentos oficiais, identifique sobre quais dos pontos abaixo esse sistema está estruturado e assinale a alternativa correta.
I. Princípios orientadores II. Princípios meritocráticos III. Estruturas antidemocráticas IV. Recursos financeiros V. Níveis administrativos

#Questão 943946 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Técnico em Assuntos Educacionais

Segundo as teorizações de Jean Piaget sobre o desenvolvimento humano, a evolução da consciência da existência de regras e o uso/respeito a elas está dividido em três etapas. A primeira delas pode ser observada em crianças até 5 ou 6 anos de idade. Qual conceito piagetiano está ligado a essa primeira etapa? 

#Questão 943949 - Pedagogia, Legislação da Educação, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Técnico em Assuntos Educacionais

Em relação aos processos inclusivos, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Na Educação Superior temos o programa Incluir, que visa promover a inclusão de estudantes com deficiência, garantindo-lhes condições de acessibilidade nas instituições federais de Educação Superior.
( ) O acesso a um sistema educacional inclusivo em todos os níveis pressupõe a adoção de medidas de apoio específicas para garantir as condições de acessibilidade, necessárias à participação parcial e heteronomia dos estudantes com deficiência, em ambientes que minimizem seu desenvolvimento acadêmico e social.
( ) O acesso das pessoas com deficiência à Educação Superior vem diminuindo significativamente, em consequência do desenvolvimento inclusivo da Educação Básica, que passou a atender esse público em suas plenas necessidades e capacidades.

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