Questões de Pedagogia da UFSC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da UFSC

#Questão 943845 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Pedagogo/Orientação Educacional

Considerando que a educação é um ato intencional com propósitos definidos para serem realizados em um tempo determinado, garantir o bom uso do tempo, dos recursos e a organização dos processos e competências é condição fundamental para promover os resultados esperados. Assinale a alternativa que contém os dois recursos que representam o cuidado e o interesse por determinar a qualidade efetiva do trabalho realizado nas escolas.

#Questão 943846 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Pedagogo/Orientação Educacional

Relacione os autores com suas perspectivas teóricas e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo. 
I. Jean Piaget (1896-1980) II. Sigmund Freud (1856-1939) III. Henri Wallon (1872-1962)
( ) A questão fundamental dessa área é o estudo da consciência e que, para isso, seria preciso estudar o desenvolvimento da criança, explorando as origens biológicas da consciência. Procurou a compreensão do desenvolvimento humano pela ótica da pessoa completa (emoção, afeto e movimento), considerando as condições orgânicas e sociais como constituintes das atividades em cada estágio.
( ) Elaborou o método clínico (de experimentos e de indagações). Demonstrou que a lógica não é inata.
( ) Defendeu a tese de que o ser humano é movido por conflitos e por motivos que não sabemos (inconsciente). Afirmou que o desenvolvimento humano é conflitivo, porque somos seres biológicos, temos pulsões e (desejos) sexuais (produtivos) e agressivos (destrutivos) que devem ser atendidas.

#Questão 943847 - Pedagogia, Legislação da Educação, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Pedagogo/Educacional

De acordo com o artigo 3º do Decreto nº 10.502, de 30 de setembro de 2020, identifique os princípios da Política Nacional de Educação Especial e assinale a alternativa correta.
I. Desenvolvimento pleno das potencialidades do educando II. Acessibilidade ao currículo e aos espaços escolares III. Participação de equipe multidisciplinar no processo de decisão da família ou do educando quanto à alternativa educacional mais adequada IV. Garantia de implementação de escolas bilíngues de surdos e surdo-cegos V. Atendimento aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação no território nacional, incluída a garantia da oferta de serviços e de recursos da educação especial aos educandos indígenas, quilombolas e do campo

#Questão 943848 - Pedagogia, , UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Pedagogo/Educacional

Identifique os itens que completam corretamente a frase abaixo e assinale a alternativa correta. O Decreto nº 10.502, de 30 de setembro de 2020, institui que a Política Nacional de Educação Especial deve ser:
I. equitativa. II. segregadora. III. inclusiva. IV. com aprendizado ao longo da vida.

#Questão 943849 - Pedagogia, , UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Pedagogo/Educacional

Ao tratar da avaliação mediadora, Jussara Hoffmann destaca que o papel do avaliador/mediador é buscar a convergência máxima de significados, a aproximação e o entendimento dos(as) estudantes a partir de processos dialógicos e interativos. De acordo com a referida autora, identifique abaixo os princípios essenciais que podem ser transpostos para a prática avaliativa e assinale a alternativa correta.
I. O princípio dialógico/interpretativo da avaliação: avaliar como um processo de enviar e receber mensagens entre educadores(as) e educandos(as) e no qual se abrem espaços de produção de múltiplos sentidos para esses sujeitos. A intenção é a de convergência de significados, de diálogo, de mútua confiança para a construção conjunta de conhecimentos.
II. O princípio da reflexão prospectiva: avaliar como um processo que se embasa em leituras positivas das manifestações de aprendizagem dos(as) estudantes, olhares férteis em indagações, buscando ver além de expectativas fixas e refutando-as inclusive: quem o(a) estudante é, como sente e vive as situações, o que pensa, como aprende, com que aprende? Uma leitura que intenciona, sobretudo, planejar os próximos passos, os desafios seguintes ajustados a cada estudante e aos grupos.
III. O princípio da reflexão-na-ação: avaliar como um processo mediador se constrói na prática. O(a) professor(a) aprende a aprender sobre os(as) estudantes na dinâmica própria da aprendizagem, ajustando constantemente sua intervenção pedagógica a partir do diálogo que trava com eles(as), com outros(as) professores(as), consigo próprio, refletindo criticamente sobre o processo em andamento e evoluindo em seu fazer pedagógico. O que se faz com o que se vê? A reflexão e a comunicação com os(as) estudantes devem ser consideradas processos interdependentes. Significados compartilhados entre educadores(as) e educandos(as) passam a fazer parte do mundo de crianças e jovens por um processo de contínua negociação, iniciada e orientada por um(a) professor(a).

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis