Questões de Pedagogia da Prefeitura de Bombinhas - SC

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Listagem de Questões de Pedagogia da Prefeitura de Bombinhas - SC

#Questão 943455 - Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Bombinhas - SC, 2023, Prefeitura de Bombinhas - SC, 2023 - Prefeitura de Bombinhas - SC - Professor de Ensino Fundamental I

“É necessário destacar que, em especial nos dois primeiros anos da escolaridade básica, em que se investe prioritariamente no processo de alfabetização das crianças, as habilidades de Ciências buscam propiciar um contexto adequado para a ampliação dos contextos de letramento”. (BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.)
De acordo com a BNCC, são habilidades de ciências a serem desenvolvidas pelos estudantes no 1º ano do Ensino Fundamental, exceto:

#Questão 943456 - Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Bombinhas - SC, 2023, Prefeitura de Bombinhas - SC, 2023 - Prefeitura de Bombinhas - SC - Professor de Ensino Fundamental I

“O conhecimento matemático é necessário para todos os alunos da Educação Básica, seja por sua grande aplicação na sociedade contemporânea, seja pelas suas potencialidades na formação de cidadãos críticos, cientes de suas responsabilidades sociais”. (BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.)
Em relação a área de matemática, conforme a BNCC, analise as alternativas abaixo e assinale a incorreta: 

#Questão 943457 - Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Bombinhas - SC, 2023, Prefeitura de Bombinhas - SC, 2023 - Prefeitura de Bombinhas - SC - Professor de Ensino Fundamental I

De acordo com a BNCC, no Ensino Fundamental, o componente curricular Arte está centrado nas seguintes linguagens:

#Questão 943458 - Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Bombinhas - SC, 2023, Prefeitura de Bombinhas - SC, 2023 - Prefeitura de Bombinhas - SC - Professor de Ensino Fundamental I

“A BNCC do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil. Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos”. (BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.)
Em relação a BNCC do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, analise as afirmativas abaixo:
I. Nesse período, as crianças estão vivendo mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento que repercutem em suas relações consigo mesmas, com os outros e com o mundo.
II. Nesse período ampliam-se as experiências para o desenvolvimento da oralidade e dos processos de percepção, compreensão e representação, elementos importantes para a apropriação do sistema de escrita alfabética e de outros sistemas de representação, como os signos matemáticos, os registros artísticos, midiáticos e científicos e as formas de representação do tempo e do espaço.
III. Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos.
Em relação as afirmativas acima, é correto afirmar:

#Questão 943459 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Prefeitura de Bombinhas - SC, 2023, Prefeitura de Bombinhas - SC, 2023 - Prefeitura de Bombinhas - SC - Professor de Ensino Fundamental I

“A concepção de avaliação dos Parâmetros Curriculares Nacionais vai além da visão tradicional, que focaliza o controle externo do aluno mediante notas ou conceitos, para ser compreendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional. A avaliação, ao não se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno, é compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica”. (Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997, p. 55)
Em relação a concepção de avaliação apresentada nos PCNs, analise as afirmativas baixo:
I. A avaliação acontece contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno.
II. A avaliação das aprendizagens não pode ser relacionada com as oportunidades oferecidas, isto é, analisando a adequação das situações didáticas propostas aos conhecimentos prévios dos alunos e aos desafios que estão em condições de enfrentar.
III. A avaliação subsidia o professor com elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática, sobre a criação de novos instrumentos de trabalho e a retomada de aspectos que devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual ou de todo grupo.
Estão corretas as afirmativas:

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