Questões de Pedagogia da Prefeitura de Bombinhas - SC

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Listagem de Questões de Pedagogia da Prefeitura de Bombinhas - SC

Assinale a alternativa que NÃO faz parte dos elementos que constituem a didática:

#Questão 943450 - Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Bombinhas - SC, 2023, Prefeitura de Bombinhas - SC, 2023 - Prefeitura de Bombinhas - SC - Professor de Ensino Fundamental I e II - Educação Física

De acordo com a Base Nacional Comum curricular (2017) “A unidade temática Esportes reúne tanto as manifestações formais dessa prática quanto as derivadas.” Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) com relação ao esporte como conteúdo da Educação Física curricular.
( ) Por enfatizar demasiadamente a competição, não deve ser objeto das aulas regulares de Educação Física. Seja o esporte regular ou adaptado, deve ser tratado exclusivamente como atividade extracurricular.
( ) As práticas derivadas dos esportes mantêm, essencialmente, suas características formais de regulação das ações e adaptam as demais normas institucionais aos interesses dos participantes, às características do espaço, ao número de jogadores, ao material disponível.
( ) Na estruturação dessa unidade temática, pode ser utilizado um modelo de classificação baseado na lógica interna, tendo como referência os critérios de cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos da ação.
( ) Pode ser utilizado como tema de discussão para qualquer área escolar e tem, na Educação Física, inúmeras possibilidades de desenvolvimento durante as aulas.
( ) Na escola deve ser praticado com fins competitivos, objetivando a representação da unidade de ensino.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. 

#Questão 943451 - Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Bombinhas - SC, 2023, Prefeitura de Bombinhas - SC, 2023 - Prefeitura de Bombinhas - SC - Professor de Ensino Fundamental II - História

Segundo a lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, artigo 26, “os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos”. Em relação aos currículos, conforme a LBD, é incorreto afirmar:

#Questão 943452 - Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Bombinhas - SC, 2023, Prefeitura de Bombinhas - SC, 2023 - Prefeitura de Bombinhas - SC - Professor de Ensino Fundamental II - Matemática

Com base na BNCC, são competências específicas de matemática para o ensino fundamental:
I) Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
II) Utilizar processos e ferramentas matemáticas, exceto tecnologias digitais, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.
III) Desenvolver e/ou discutir projetos que abordem, sobretudo, questões de urgência social, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários, valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.

A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, (preceito da Lei 8069) assegurando-se:

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