Questões de Pedagogia da Instituto Consulplan

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Listagem de Questões de Pedagogia da Instituto Consulplan

#Questão 1047916 - Pedagogia, Legislação da Educação, Instituto Consulplan, 2022, SEED-PR, Área de Conhecimento: Professor Pedagogo

Abranches(1998)ressalta que os órgãos colegiados dispõem de espaço de participação e estabelecem, em documentos próprios, novas formas de gestão, amparando a escola nas questões pedagógicas, bem como nas administrativas e financeiras. De acordo com a explicação da autora, percebe-se de que modo as instâncias colegiadas podem ajudar a escola a desenvolver um ensino de qualidade, na proporção em que suas relações se tornam efetivamente democráticas. Nas instituições escolares públicas paranaenses, destaca-se como instâncias colegiadas: Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF); Conselho de Classe; Grêmio Estudantil; e, Conselho Escolar. Sobre a Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 
( ) É uma instância colegiada que prima pela eficiência na busca de soluções e resolução de possíveis problemas, bem como dá suporte à equipe diretiva pedagógica, objetivando a formação integral dos alunos.
( ) É responsável pela elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola e também pela tomada de decisões, haja vista seu caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador. Tem o importante papel de elaborar, normatizar, aconselhar e fiscalizar todas as ações da escola, seja no âmbito pedagógico, administrativo e financeiro.
( ) É um órgão de representação dos pais e funcionários do estabelecimento de ensino, sem caráter político-partidário, religioso, racial e sem fins lucrativos. Seus dirigentes e conselheiros não recebem nenhum tipo de remuneração. Os integrantes representam para a SEED (Secretaria de Estado da Educação do Paraná), o elo entre a comunidade escolar, pais, professores e funcionários.
A sequência está correta em 

De acordo com Saviani, o pedagogo é aquele que domina sistemática e, intencionalmente, as formas de organização do processo de formação cultural que se dá no interior das escolas. [...] além das funções que lhe são atribuídas, assume o papel de mediador das relações entre professor e aluno, quando: 

#Questão 1047917 - Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Instituto Consulplan, 2022, SEED-PR, Área de Conhecimento: Professor Pedagogo

Paraná é exemplo de desenvolvimento de professores em publicação de Harvard e UNESCO: O programa Formadores em Ação, da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED-PR), é citado como exemplo de desenvolvimento de professores no livro “Learning to build back better futures for education: Lessons from educational innovation during the Covid-19 pandemic” (em tradução livre, “Aprendendo a reconstruir futuros melhores para a educação: Lições de inovação educacional durante a pandemia de Covid-19”). A publicação, lançada em novembro de 2021, foi editada por Fernando M. Reimers, da Universidade de Harvard, e Renato Opertti, do BIE (Bureau Internacional de Educação) da UNESCO. Iniciado em julho de 2020, o programa Formadores em Ação é uma proposta de formação em que professores da rede estadual lideram grupos de estudo voltados a professores da mesma disciplina ou área do conhecimento
(Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/ noticias/article.php?storyid=2961&tit=Parana-e-exemplo-dedesenvolvimento-de-professores-em-publicacao-de-Harvard-e-UNESCO. Adaptado.)
Acerca das informações, observa-se que a Secretaria de Estado de Educação e do Esporte do Paraná garante aos professores da sua rede uma boa formação das competências digitais de professores e, considerando que o papel do professor é recuperar a origem e a memória do saber, de estabelecer uma certa ordem e direcionamento para as práticas, os conhecimentos, as vivências e os posicionamentos apreendidos nos mais variados ambientes e equipamentos: dos livros aos computadores, redes e ambientes virtuais, assinale a afirmativa INCORRETA sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

#Questão 1047921 - Pedagogia, Avaliação Educacional, Instituto Consulplan, 2022, SEED-PR, Área de Conhecimento: Professor Pedagogo

Hoje, em pleno século XXI, o acesso universal à informação tem sido um grande rival para esse modelo professoral. As comunidades virtuais formadas ao redor de uma determinada temática têm gerado um estímulo muito maior ao aprendiz por meio de uma interação direta na construção do seu próprio conhecimento. Nesse novo modelo em que o aluno é partícipe do seu aprendizado, as aulas expositivas têm se tornado cada vez mais enfadonhas e desestimulantes. É, em grande parte, devido a esse contexto, que vários educadores e pensadores ligados à educação estão aderindo às metodologias ativas. Dentre algumas metodologias ativas que podem ser utilizadas pelos professores estão: aula expositiva dialogada; visita técnica; grupo de debates; seminário; estudo dirigido; Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ou Problem-Based Learning (PBL); filmes; storytelling; sala de aula invertida (flipped classroom); dentre outras. Considerando o exposto, bem como o estudo dirigido, assinale a afirmativa correta.

#Questão 1047918 - Pedagogia, Legislação da Educação, Instituto Consulplan, 2022, SEED-PR, Área de Conhecimento: Professor Pedagogo

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, em seu Art. 3º, inciso VIII, dispõe que o ensino será ministrado com base em um princípio de uma gestão democrática. Paro (2005) afirma que em relação à democracia enquanto valor universal e prática de colaboração recíproca entre grupos e pessoas na sua plenitude de sua personalidade não pode haver democracia plena sem pessoas democráticas para exercê-las. Diante das funções que a escola apresenta, cabe a ela buscar formas de inovação. O Conselho de Classe representa um momento privilegiado e abre oportunidades para discutir e avaliar toda a equipe educacional e a situação do aluno naquele espaço enquanto órgão deliberativo. Diante do exposto e, ainda, considerando o Conselho de Classe na função da escola democrática, analise os pressupostos a seguir.
I. É um espaço de reflexão pedagógica composto por diretor e vice-diretor, professores e coordenadores pedagógicos com a função de reorientar a ação pedagógica de acordo com os fatos apresentados com foco exclusivo nas notas e o comportamento dos discentes; não são avaliadas as práticas pedagógicas em sala de aula.
II. O aluno sempre estará presente nesta prática pedagógica, pois é o foco principal nesse momento de avaliações e reflexões; pois é dele e sobre ele que será realizado apontamentos pelo professor referentes ao desempenho escolar, bem como é por meio dos resultados negativos e positivos que se avalia também o trabalho do professor como mediador do conhecimento e, em geral, o trabalho da escola.
III. É uma reunião avaliativa em que as pessoas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem discutem sobre a capacidade cognitiva dos alunos, o desempenho dos docentes, os resultados das estratégias de ensino e demais aspectos referentes a esse processo, a fim de avaliá-lo coletivamente sobre diversos pontos de vista, buscando alternativas para superação dos problemas educacionais presentes na comunidade escolar.
IV. É um órgão colegiado composto pelos professores da classe, por representantes dos alunos e, em alguns casos, dos pais. É a instância que permite acompanhamento mais minucioso da turma e de cada um e análise do desempenho do professor com base nos resultados alcançados. Tem a responsabilidade de formular propostas referentes à ação educativa, facilitar e ampliar as relações mútuas entre os professores, pais e alunos, bem como incentivar projetos de investigação.
Está correto o que se afirma em

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