Questões de Pedagogia da IGEDUC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da IGEDUC

Para Libâneo, a gestão da escola é uma tarefa pedagógica, não administrativa nem burocrática, e pensar na gestão desse espaço remete-nos a muitos desafios, pois a organização e a gestão escolar são dimensões que estão profundamente articuladas, já que a escola é um todo interligado que busca articular as orientações dos poderes públicos e o pensar pedagógico à sua prática do dia a dia, mediada pelo conhecimento da realidade e pela participação de todos os atores envolvidos no processo educativo. 

Segundo Piaget, desenvolvimento e crescimento mental são gerados pela atividade do sujeito que se defronta com o seu meio e a inteligência, ou mais especificamente, o desenvolvimento da inteligência é a condição para que os seres humanos construam conhecimento sobre o meio. 

Julgue o item subsequente. 



Sobre a relevância e o papel do planejamento nas relações didáticas, podemos afirmar que estudos e pesquisas sobre o ambiente da escola e os conteúdos curriculares impulsionam uma especialização nas discussões da área da Didática, gerando a necessidade de se abordar Didáticas de Conteúdo Específicos, sobretudo por meio dos ENDIPES (Encontros Nacionais de Didática e Prática de Ensino). Propostas de progressão curricular, cursos de mestrado, doutorado e pesquisas acadêmicas geram a necessidade de repensar a própria formação docente como um processo contínuo e não-linear.

Julgue o item a seguir. 


A Epistemologia Genética proposta por Piaget é essencialmente baseada na construção do conhecimento e visa responder não só como os sujeitos, sozinhos ou em conjunto, constroem conhecimentos, mas também por quais processos e por que etapas eles conseguem fazer isso. Piaget e sua equipe estabeleceram cinco estágios pelos quais os sujeitos perpassam para evoluírem: estágio sensório motor, pré-operatório, operatório concreto, operatório formal e operatório motor. 

Julgue o item a seguir. 


Estimular o diálogo entre os estudantes, acompanhar os estudantes com dificuldades de aprendizagem, propor situações-problemas para resolução em grupo, incluir leitura na rotina dos estudantes e levar experimentos para a sala de aula são exemplos de práticas de ensino que contribuem para os processos de concretização do aprendizado. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis