Questões de Pedagogia da IGEDUC

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Listagem de Questões de Pedagogia da IGEDUC

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A Lei Federal nº 9.394, aprovada em dezembro de 1996, foi criada para garantir o direito de todos os brasileiros terem acesso à educação de qualidade e gratuita, sendo esse um dever da União, dos estados e dos municípios. Essa lei é conhecida como Lei do Estatuto Básico da Educação. 

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O processo de avaliação e intervenção psicopedagógica se trata da investigação de por que uma criança ou um adolescente não está aprendendo. Tendo a investigação como ponto de partida, após a queixa apresentada pela escola ou pela família, o psicopedagogo deverá decidir qual instrumento de avaliação utilizará logo em seguida. Considerando que o psicopedagogo em seu primeiro contato com a criança ou jovem decidiu-se pela aplicação de um jogo lúdico para estabelecer vínculo e coletar informações subjetivas da criança através do jogo, é correto afirmar que ele fez uma escolha adequada de acordo com as indicações teóricas.

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O processo de avaliação psicopedagógica inclui numerosas atividades entrelaçadas e interdependentes entre si. São exemplos das atuações que pertencem ao processo de avaliação na escola: observação na sala de aula; no recreio; na hora da brincadeira e observação das relações que se estabelecem no meio do processo. Nesse primeiro momento, o mapa de sala não se faz objeto de observação, visto que este faz parte do processo de criação e intervenção psicopedagógica após a coleta de informações. 

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A avaliação de aprendizagem é um método utilizado para avaliar a evolução do ensino-aprendizagem dos estudantes. Ela faz parte do processo educativo que exige, além do preparo técnico, a observação e o acompanhamento dos professores ao longo de todo o desenvolvimento do aluno em sala de aula. São elas as avaliações construtivistas, interacionistas, behavioristas e cognitivistas. 

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As práticas pedagógicas são ações conscientes e participativas que visam a atender expectativas educacionais de uma determinada comunidade. Elas servem para organizar, potencializar e interpretar as intencionalidades de um projeto educativo. Dessa forma, as práticas pedagógicas contribuem para os processos de concretização do aprendizado, ao lado do planejamento de ensino e da didática. 

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