Questões de Pedagogia da IGDRH

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Listagem de Questões de Pedagogia da IGDRH

#Questão 1116298 - Pedagogia, Legislação da Educação, IGDRH, 2025, Prefeitura de Itaquaquecetuba - SP, Professor Titular de Ensino Fundamental (PTEF) - Concurso Anulado

O § 3º do Art. 5º. da Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010, que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, afirma que a equidade, na perspectiva de contribuir para a erradicação da pobreza e das desigualdades, requer: 

#Questão 1116299 - Pedagogia, Legislação da Educação, IGDRH, 2025, Prefeitura de Itaquaquecetuba - SP, Professor Titular de Ensino Fundamental (PTEF) - Concurso Anulado

Considerando as diretrizes para a implementação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada estabelecidos no Art. 4º. do Decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023, analise as proposições a seguir.

I. O fortalecimento do regime de colaboração dos Estados com os Municípios, com foco na promoção da equidade educacional no território.
II. O enfrentamento das desigualdades regionais, socioeconômicas, étnico-raciais e de gênero.
III. A centralidade dos processos de ensino-aprendizagem e das necessidades das escolas.
IV. A política de formação destinada a professores, técnicos e gestores educacionais.

Está(ão) correta(s) a(as) afirmação(ões):

#Questão 1116309 - Pedagogia, Educação Infantil, IGDRH, 2025, Prefeitura de Itaquaquecetuba - SP, Professor Titular de Educação Infantil (PTEI) - Concurso Anulado

Adriana Friedman, em sua obra A vez e a voz das crianças, no item “Autoria, protagonismo e participação infantil”, faz a seguinte afirmação: “Crianças são protagonistas, atores sociais e autoras das próprias vidas.” Nesse sentido, a autora defende a importância de os adultos abrirem espaços de escuta para promover abordagens participativas na Educação Infantil. Com base nas ideias da autora sobre a participação das crianças, está correto o que se afirma em:

#Questão 1116310 - Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, IGDRH, 2025, Prefeitura de Itaquaquecetuba - SP, Professor Titular de Educação Infantil (PTEI) - Concurso Anulado

“Refere-se às decisões que adultos tomam para as crianças e por elas, em geral sem consultá-las, sem lhes dar voz ou sem criar espaços de escuta. Essa postura precisa ser repensada em contextos educacionais e sociais nos quais crianças crescem e convivem entre elas e com jovens e adultos.” (In: FRIEDMANN, Adriana. A vez e a voz das crianças - Os essenciais da infância: para início de conversa).

No trecho acima, a autora aborda o conceito de: 

#Questão 1116308 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, IGDRH, 2025, Prefeitura de Itaquaquecetuba - SP, Professor Titular de Educação Infantil (PTEI) - Concurso Anulado

Na obra “Registros na educação infantil: pesquisa e prática pedagógica” (2017), Luciana E. Ostetto faz referência ao registro diário produzido pelo professor como um instrumento do seu trabalho pedagógico. Sobre as ideias da autora a esse respeito, analise cada uma das afirmações a seguir como Verdadeira (V) ou Falsa (F).

( ) O registro diário permite ao professor não apenas refletir sobre sua prática, mas também construir um espaço de avaliação crítica e contínua, no qual o planejamento pode ser reafirmado ou transformado conforme os desafios e conquistas emergem no cotidiano.
( ) A escrita cotidiana pelo professor é uma prática que reforça a articulação entre teoria e prática, embora não desempenhe um papel significativo na construção de uma identidade docente autoral.
( ) O registro diário é uma ferramenta singular que permite ao professor conectar o projetado ao realizado, ao mesmo tempo em que evidencia as lacunas e os avanços pedagógicos, contribuindo para o aprimoramento constante de sua prática.
( ) O ato de registrar sobre a vivência com as crianças transcende a simples documentação de eventos, constituindo-se como um exercício de autoria docente e de apropriação da história pedagógica vivida, essencial para o fortalecimento da prática reflexiva.

Assinale a ordem correta.

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