Questões de Pedagogia da IGDRH

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Listagem de Questões de Pedagogia da IGDRH

#Questão 1116311 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, IGDRH, 2025, Prefeitura de Itaquaquecetuba - SP, Professor Titular de Educação Especial (PTEE) - Concurso Anulado

“A exclusão na avaliação é também observada nos tipos de instrumento utilizados – que, muitas vezes, não atendem às etapas do desenvolvimento ou às competências dos alunos.” (In: RAMOS, R. Inclusão na Prática: estratégias eficazes para a educação inclusiva. 2. ed. São Paulo: Summus, 2010).
Com base no trecho citado e nas ideias da autora sobre a avaliação na educação inclusiva, analise cada uma das afirmativas a seguir como Verdadeiras (V) ou Falsas (F).

( ) A avaliação inclusiva deve ser contínua, considerando o processo de aprendizagem dos alunos e a subjetividade envolvida, ao invés de limitar-se a instrumentos padronizados.
( ) Provas aplicadas de forma rígida e padronizada a alunos dos anos iniciais favorecem um desenvolvimento cognitivo lúdico e prazeroso, alinhado às necessidades de cada criança.
( ) Uma avaliação que considera critérios múltiplos e não é punitiva cria subsídios para intervenções pedagógicas tanto na aprendizagem dos alunos quanto no trabalho do professor.
( ) A cobrança como um fim em si mesma nas avaliações realizadas em momentos previamente definidos é essencial para promover a igualdade de condições e assegurar que todos sejam avaliados de forma justa.

A sequência correta é: 

#Questão 1116312 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, IGDRH, 2025, Prefeitura de Itaquaquecetuba - SP, Professor Titular de Educação Especial (PTEE) - Concurso Anulado

"O professor de 'ontem' é muito diferente do professor de 'hoje' quanto às exigências que lhe eram e são feitas. O antigo professor atuava no contexto da lógica da exclusão, sendo suas competências de ensinar dissociadas de suas competências de aprender, ou seja, de sua necessidade de continuar se atualizando como profissional." (In: MACEDO, L. de. Ensaios Pedagógicos: Como construir uma escola para todos? Porto Alegre: Artmed Editora, 2005).

De acordo com Lino de Macedo, segundo a lógica da inclusão, espera-se que hoje o professor ensine:

#Questão 1116315 - Pedagogia, Legislação da Educação, IGDRH, 2025, Prefeitura de Itaquaquecetuba - SP, Professor Titular de Educação Especial (PTEE) - Concurso Anulado

De acordo com o Art. 59 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/1996), os sistemas de ensino devem assegurar aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, EXCETO:

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orientada por princípios da Constituição (BRASIL, 1988) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/1996), em relação ao que é básico-comum e ao que é diverso em matéria curricular, considera que:

A Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências, estabelece em seu Art. 2º. um conjunto de diretrizes. Só NÃO corresponde a uma dessas diretrizes:

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