Questões de Pedagogia da IBADE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da IBADE

As avaliações são muito importantes para fazer um diagnóstico completo de como está o desenvolvimento dos alunos no processo de aprendizagem. Em relação aos tipos de avaliação, podemos afirmar que:


I. a avaliação somativa preocupa-se em fazer do aluno, um sujeito ativo, crítico e participante do processo educativo.

II. a avaliação somativa almeja, pela nota, avaliar o quanto o aluno aprendeu no decorrer do trimestre ou do ano.

III. a avaliação formativa propõe o acompanhamento do desenvolvimento das aprendizagens do aluno, é feita continuamente ao longo dos processos de ensino-aprendizagem.

IV. a avaliação somativa caracteriza-se no processo de ensino-aprendizagem por demonstrar o desempenho dos alunos através da associação de notas ou conceitos como forma de classificação.


É CORRETO o que se afirma em: 

#Questão 1048728 - Pedagogia, Principais Autores, IBADE, 2022, Faceli, Assistente Técnico Pedagógico

Com base no processo de aprendizagem e desenvolvimento defendidos por Vygostsky, analise as asserções abaixo.


I. a linguagem humana é um sistema simbólico fundamental na mediação entre o sujeito e o objeto de conhecimento.

II. as pessoas usam instrumentos que buscam a cultura onde estão imersas e entre esses instrumentos, tem lugar de destaque: a linguagem.

III. o controle do comportamento, atenção, pensamento abstrato, raciocínio dedutivo não são intencionais, são processos inatos e instintivos.


Estão CORRETAS as afirmativas: 

O documento que sistematiza a organização do conhecimento no currículo e prevê todas as atividades desenvolvidas durante o tempo e espaço escolar, evidenciando a articulação com o currículo, é: 

A partir da década de 1990, o paradigma inclusivo se materializou mundialmente nas discussões sobre Educação Especial. Nesse contexto, a proposta de educação inclusiva contempla:


I. a satisfação das necessidades específicas de aprendizagem de cada criança.

II. o oferecimento de propostas metodológicas que promovam o desenvolvimento integral aos alunos com deficiência.

III. a adaptação da criança às assunções pré-concebidas a respeito do ritmo e da natureza do processo de aprendizagem.

IV. a reprodução no âmbito escolar do movimento de abafamento das singularidades e das diferenças.


Estão CORRETAS apenas: 

As tendências pedagógicas interferem nas práticas educacionais escolares. Na teoria da educação de enfoque progressista o papel do professor é de:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis