Questões de Pedagogia da IBADE

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Listagem de Questões de Pedagogia da IBADE

#Questão 1048710 - Pedagogia, Legislação da Educação, IBADE, 2022, Faceli, Assistente Técnico Pedagógico

A Educação Básica, de acordo com a lei Nº 9.394/96 que dispõe sobre a Lei de Diretrizes e bases da educação nacional:


I. assegura o desenvolvimento da formação comum.

II. indisponibiliza a alternância regular de períodos de estudos.

III. possibilita a aceleração de estudos para alunos com atraso escolar.

IV. determina a recuperação mensal ou quinzenal no último trimestre


É CORRETO o que se afirma em: 

#Questão 1048711 - Pedagogia, Planejamento Educacional, IBADE, 2022, Faceli, Assistente Técnico Pedagógico

Segundo Farias (2009) “A prática educativa, como intencional e sistemática, precisa ser organizada previamente, o que se concretiza por meio do planejamento das ações didáticas e pedagógicas da escola”. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O planejamento é uma ferramenta que ajuda na organização do trabalho escolar, tendo como funções diagnosticar e analisar a realidade da escola, definir metas e objetivos, atividades e tarefas que serão realizadas e desenvolvidas na escola.
PORQUE

II. O plano de ensino descreve, detalhadamente, as atividades e ações, determinando prazos, valores e recursos humanos e materiais a serem aplicados, para se atingir o objetivo planejado.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.

#Questão 1048712 - Pedagogia, Avaliação Educacional, IBADE, 2022, Faceli, Assistente Técnico Pedagógico

Leia o fragmento de texto abaixo.


Na Escola Municipal Eduardo de Menezes, na oitava série, todas as atividades avaliatórias eram corrigidas e entregues aos alunos com o conceito já atribuído. A professora fazia algumas observações sobre os erros e sobre a correção, mas raramente voltava a explicar o assunto de maneira consistente. “A professora entrega a prova pra gente ver o que errou. Ela não volta a explicação porque não tem tempo de ficar voltando. Se alguém tem dúvida ela explica de novo”


(Nuances: estudos sobre Educação. Presidente Prudente, SP, ano XIV, v. 15, n. 16, p. 141-161, jan./dez. 2008, adaptado)


Considerando o contexto acima, podemos inferir que, a avaliação, na proposta dessa escola:


I. serve exclusivamente como instrumento de verificação, seleção e classificação.

II. está impregnada de uma visão tradicional orientada pelo aspecto punitivo.

III. promove uma análise individual dos alunos, a fim de compreender como está o processo de ensino-aprendizagem.

IV. coleta informações detalhadas que podem ser usadas para melhorar os processos de ensino-aprendizagem.


É CORRETO o que se afirma em: 

O trabalho com projetos nas escolas tem avançado, contribuindo significativamente para o processo de ensino/aprendizagem. A pedagogia de projetos é um método de ensino que tem como objetivo:


I. desarticular o tema da aula dos conteúdos propostos no currículo.

II. estabelecer atividades que devem ser concentradas em aulas específicas.

III. estimular a autonomia dos alunos e o pensamento crítico.

IV. ensinar por meio da experiência com base nas descobertas.

V. formar cidadãos mais independentes e participativos na sua própria aprendizagem.


É CORRETO o que se afirma em: 

Borges (2004,) analisa que “nas últimas duas décadas tem se observado um movimento de dimensões mundiais rumo a padrões descentralizados de gestão dos sistemas educacionais”. Observa que reformas educacionais foram implementadas em âmbito mundial, tanto nos países em desenvolvimento como nos desenvolvidos, para os quais os governos vêm buscando dar autonomia administrativa e financeira, através dos colegiados e outras formas de gestão representativa nas escolas, passando-se, assim, o poder de decisão para essas comunidades escolares.

https://www.scielo.br/j/cp/a/h8K6zLFps4LjXwjk

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O princípio da gestão democrática inclui a participação ativa de todos os professores e da comunidade escolar como um todo, de forma a garantir qualidade para todos os alunos.

PORQUE

II. A gestão democrática do sistema de ensino público brasileiro não é apenas uma opção, mas uma exigência legal que incentiva a liberdade de expressão e o diálogo onde todos devem ganhar por meio da participação coletiva.


A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA. 

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