Questões de Pedagogia da FURB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da FURB

A inclusão das crianças de seis anos no ensino fundamental provoca uma série de indagações sobre o que e como se deve ou não ensiná-las nas diferentes áreas do currículo. Como o próprio nome indica, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (Brasil. Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação, Resolução CEB nº 2, 1998) constituem o documento legal que traça uma direção para que as escolas reflitam sobre suas propostas pedagógicas. Como eixos das propostas pedagógicas das escolas, as Diretrizes definem os seguintes princípios:

Percebe-se que os passos dos Projetos de Trabalho coincidem com a didática da pedagogia histórico-crítica. Concebe-se que a escola existe para possibilitar o acesso ao conhecimento elaborado, e que esse acesso é oportunizado pelas interações professor-aluno e aluno-aluno, de modo que, quanto maior a mobilização e o envolvimento dos alunos, maior é a aprendizagem, e isto é também atribuição dos projetos de trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta as etapas de um Projeto de Trabalho:

O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional no período de 2014 a 2024. No que se refere às metas do PNE, é CORRETO afirmar que:

Libâneo (1985), ao realizar uma abordagem das tendências pedagógicas, organiza as diferentes pedagogias em dois grupos: Pedagogia Liberal e Pedagogia Progressivista. A Pedagogia Liberal é apresentada nas formas Tradicional; Renovada Progressivista; Renovada Não diretiva; e Tecnicista. A Pedagogia Progressivista é subdividida em Libertadora; Libertária; e Crítico-social dos Conteúdos.
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/12/15/tendecircnciaspedagoacutegicas-o-que-satildeo-e-para-que-servem
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a concepção de aprendizagem na Tendência Liberal Renovada Progressivista:

"A brincadeira é uma das principais atividades na vida dos bebês e das crianças pequenas. Brincando, a criança aprende a se comunicar, desenvolve a imaginação e diversos tipos de habilidades"
Disponível em: a ttps://urban95.org.br/blog/a-importancia-do-brincar-na-primeira-infancia/
O ato de brincar não é simplesmente uma distração para criança, o momento da brincadeira:
(__) Auxilia no desenvolvimento infantil e na construção de habilidades como: habilidades motoras, emocional e intelectual.
(__) Deve evitar trazer ao contexto da criança regras, visto que não têm nenhum efeito educativo.
(__) Auxilia no controle da ansiedade.
(__) A brincadeira deve valorizar a singularidade da criança, portanto neste momento não se deve pensar no coletivo.
Assinale com (V) se verdadeira, e (F) se falsa as assertivas acima, em seguida assinale a alternativa com a sequência CORRETA:  

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis