Questões de Pedagogia da FUNDEP (Gestão de Concursos)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da FUNDEP (Gestão de Concursos)

Gomes, Poulin e Figueiredo (2010) abordam o atendimento educacional especializado (AEE) para o aluno com deficiência intelectual. Nesse atendimento, o trabalho do professor é caracterizado, sobretudo, pela realização de ações específicas sobre os mecanismos de aprendizagem e desenvolvimento desses alunos.
São ações do trabalho do professor de AEE para o aluno com deficiência intelectual, exceto:

De acordo com Belisário Júnior e Cunha (2010, p. 8), "os transtornos globais do desenvolvimento (TGD) representam uma categoria na qual estão agrupados os transtornos que têm em comum as funções do desenvolvimento afetadas".
Baseando nas reflexões desses autores e sobre os TGD, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) São transtornos descritos na classificação de TGD: autismo, síndrome de Rett, transtorno ou síndrome de Asperger, transtorno desintegrativo da infância e transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação.
( ) Na educação escolar, o trabalho com estratégias voltadas para a comunicação e linguagem junto às crianças com TGD deve ter por finalidade o implemento de metodologias estruturadas existentes, do campo terapêutico, que afetam essas funções.
( ) A apropriação de conhecimentos a respeito do TGD e das práticas educacionais que propiciem o desenvolvimento das competências sociocognitivas desses alunos deve ser realizada, prioritariamente, pelo professor de AEE.
( ) Representa fator facilitador do desenvolvimento de atitudes no interior da sala de aula propiciar à criança com TGD referências de conduta e participação por meio de seus pares, tendo em vista iniciar intervenções pedagógicas formais.
Assinale a sequência correta.

Para Karagiannis, Stainback e Stainback (1990), servir adequadamente a todos os alunos é o propósito fundamental do ensino inclusivo.
Tendo como referência as ideias desses autores sobre o ensino inclusivo, é incorreto afirmar:

Na Base Nacional Comum Curricular, o Ensino Fundamental está organizado em áreas do conhecimento que favorecem a comunicação entre os conhecimentos e saberes dos diferentes componentes curriculares. Elas se intersectam na formação dos alunos, embora se preservem as especificidades e os saberes próprios construídos e sistematizados nos diversos componentes. Cada área do conhecimento explicita seu papel na formação integral dos alunos do Ensino Fundamental e destaca particularidades para essa etapa, considerando tanto as características do alunado quanto as especificidades e demandas pedagógicas dessa fase da escolarização.
Na BNCC, o Ensino Fundamental está organizado em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis