Questões de Pedagogia da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da FUNDATEC

De acordo com o pensamento de Hoffmann (1998) em relação à avaliação na Educação Infantil, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Um dos princípios norteadores da avaliação mediadora para fundamentar a elaboração de registros de avaliação é o da complementariedade.

( ) A avaliação na Educação Infantil é justificada pela interação adulto/criança e não as certezas, os julgamentos e as afirmações inquestionáveis sobre o que ela é ou não capaz de fazer.

( ) Conceber a avaliação implica em conceber a criança que se avalia, sendo que essa é uma prática neutra.

( ) É possível uniformizar e padronizar o que se observa de cada uma das crianças de um grupo.

( ) O processo avaliativo mediador também pode entrar em sintonia com um planejamento rígido de atividades por um professor.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Uma professora de Educação Infantil trabalha com uma turma de crianças da faixa etária de cinco anos. Em uma de suas aulas o seu objetivo é que cada criança faça um cartão para presentear a sua mãe no Dia das Mães. Para essa atividade, a professora distribui o material e, posteriormente, explica que os alunos devem prestar atenção para ver como ela faz o desenho escolhido por ela para, posteriormente, copiarem. Conforme Zabala (1998), é correto afirmar sobre essa situação que:

A história mostra que, durante muito tempo, não havia instituição que junto com a família ajudasse e compartilhasse no desenvolvimento da criança. O surgimento das instituições de Educação Infantil ocorreu, conforme afirma Craidy (2001), junto ao aparecimento do pensamento e da escola moderna. As creches e pré-escolas, por sua vez, surgem associadas ao trabalho materno fora de casa com a revolução industrial e, também, ao fato de que:

I. Muitas teorias da época se interessavam em descrever as crianças, sua natureza moral e as suas inclinações boas ou más.

II. Surgiram diversas ideias novas sobre a infância e o papel da criança na sociedade.

III. Desta maneira, haveria uma seleção das crianças conforme a classe social a que pertenciam.

Quais estão corretas?

Para Horn (2003), alguns aspectos revelam a concepção pedagógica do educador, quais sejam:

I. O modo como organiza materiais e móveis.

II. A forma como crianças e adultos ocupam esse espaço e como interagem.

III. O olhar do educador atento é sensível a todos os elementos que estão postos em uma sala de aula.

Quais estão corretas?

As questões 31 e 32 referem-se à obra de AUED, B.; VENDRAMINI, C. R. (Org.). Educação do campo: desafios teóricos e práticos. Florianópolis: Insular, 2009. Dentre as questões abaixo, assinale a única que NÃO contribui para responder alguns dos desafios teóricos e práticos da Educação do Campo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis