Questões de Pedagogia da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da FUNDATEC

Tendo em vista que o Atendimento Educacional Especializado (AEE) identifica, elabora e organiza a participação dos alunos de acordo com suas necessidades específicas, analise as assertivas abaixo que identificam algumas bases teóricas para o atendimento do AEE e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Para a atuação no AEE, o professor deve ter formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação específica na Educação Especial, inicial ou continuada. ( ) A oferta do AEE é isenta de regulamentações e burocracia, por isso a escola tem autonomia para prever a sua organização. ( ) A Sala de Recursos Multifuncional deve contar com grande espaço físico para que o aluno se movimente livre de barreiras, materiais e equipamentos específicos. ( ) A matrícula do aluno no AEE está condicionada à matrícula no ensino regular da própria escola ou de outra escola. ( ) Os alunos, público-alvo da Educação Especial, serão contabilizados duplamente no FUNDEB quando tiverem matrícula em classe comum de ensino regular da rede pública e matrícula no AEE, conforme registro no Censo Escolar/ MEC/INEP do ano anterior.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

#Questão 892718 - Pedagogia, Principais Autores, FUNDATEC, 2020, Prefeitura de Bagé - RS, Professor Especialista em Dança e Música

Luckesi (2011) considera que recursos metodológicos da avaliação são:
I. Coleta de dados relevantes sobre a realidade do objeto da avaliação mediante meios consistentes de observação. II. Qualificação do objeto de avaliação por meio de comparação de sua descrição com um critério. III. Julgamento e classificação dos educandos a partir dos conteúdos atingidos e não atingidos.
Quais estão corretos?

#Questão 892719 - Pedagogia, Principais Autores, FUNDATEC, 2020, Prefeitura de Bagé - RS, Professor Especialista em Dança e Música

“Os objetivos antecipam resultados e processos esperados do trabalho conjunto do professor e dos alunos, expressando conhecimentos, habilidades e hábitos (conteúdos) a serem assimilados de acordo com as exigências metodológicas (nível de preparo prévio dos alunos, peculiaridades das matérias de ensino e características do processo de ensino e aprendizagem).” (LIBÂNEO: 1994)
Segundo o autor, ao elencar os objetivos o professor deve:
I. Observar uma sequência lógica, de forma que os conceitos e habilidades estejam inter-relacionados, possibilitando aos alunos uma compreensão de conjunto. II. Expressar os objetivos com clareza, de modo que sejam compreensíveis aos alunos e permitam, assim, que eles introjetem os objetivos do ensino como objetivos seus. III. Desvincular os objetivos específicos dos objetivos gerais para poder analisar as situações concretas nas quais os alunos estão inseridos.
Quais estão corretos?

Antunes (2014) salienta que o sistema de avaliação da aprendizagem na nova pedagogia baseia-se:
I. Na valorização do saber aprender. II. Na aferição de conceitos passados pelo professor. III. Nas relações grupais e no espírito empreendedor dos alunos.
Quais estão INCORRETOS?

Na Pedagogia Tradicional, a organização dos conteúdos assume as seguintes características:
I. Centralizados a partir dos interesses dos alunos. II. Desenvolvidos de forma objetiva. III. Exaltação do enciclopedismo.
Quais estão corretas?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis