Questões de Pedagogia da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da FUNDATEC

Os alunos com necessidades educacionais especiais necessitam de um trabalho pedagógico que os auxilie no desenvolvimento do percurso educativo. Analise as estratégias pedagógicas docentes necessárias à efetivação da aprendizagem, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Estabelecer uma postura crítica em relação aos saberes escolares e à forma como eles podem ser trabalhados.

( ) Conscientizar-se de que a escola é uma estrutura pronta e acabada, por isso, sua tarefa é determinar o ritmo da classe para que ocorra a aprendizagem.

( ) Colaborar com o desenvolvimento integral do aluno, respeitando as diferenças e valorizando as potencialidades de cada um.

( ) Oferecer um espaço em que o aluno possa aprender e perceber-se como sujeito ativo na construção do conhecimento.

( ) Propiciar um clima de cooperação e respeito entre todos.

( ) Trabalhar para que a equipe especializada assuma a docência da turma para que haja inclusão.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Uma professora do 2º ano aproveitou a falta de um aluno e o fato de ninguém saber seu telefone, nem onde morava, para propor uma Agenda da Classe, a fim de que as crianças ordenassem os seus nomes em ordem alfabética. A partir do endereço de cada aluno, a professora fez a classe estudar o bairro e também mostrou como é feita a numeração das casas nas ruas. Esse contexto de estudo favoreceu a vivência de currículo

Considerando que as crianças são únicas em sua forma de pensar e aprender, analise as ideias abaixo sobre avaliação das necessidades educacionais dos alunos com deficiência como elemento fundamental para subsidiar as decisões pedagógicas, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A avaliação não auxilia o professor a rever o seu processo de ensino quando atende às necessidades específicas de cada aluno.

( ) A percepção sobre o avanço na aprendizagem dos alunos especiais é muito sutil, por isso é conveniente e adequado mensurar a avaliação em forma de números.

( ) O Parecer Pedagógico registra os aspectos em que os alunos têm maiores avanços e em quais deles necessitam de maior atenção pedagógica, possibilitando que recursos e estratégias sejam aperfeiçoados, reelaborados e/ou inventados com base nas informações.

( ) Uma prática sistemática de avaliação implica quantificar e classificar o nível de aprendizagem dos alunos.

( ) A ação avaliativa precisa estar a favor da qualificação docente e do aprendizado do educando.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A Meta 4 do Plano Nacional de Educação preconiza que o atendimento à população portadora de deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação, ocorra por meio da educação inclusiva, ou seja:

Ao analisar o movimento denominado de Pedagogia Renovada, Libâneo identifica as seguintes características:
I. Preponderância de agentes externos na formação do aluno. II. Respeito às capacidades e às aptidões individuais. III. Individualização do ensino conforme os ritmos próprios de aprendizagem.
Quais estão corretas?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis