Questões de Pedagogia da FUNDATEC

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Listagem de Questões de Pedagogia da FUNDATEC

De acordo com a LDBEN, a União apoiará, técnica e financeiramente, os sistemas de ensino no provimento da educação intercultural às comunidades indígenas, desenvolvendo programas integrados de ensino e pesquisa. Os programas a que se refere este artigo, incluídos nos Planos Nacionais de Educação, terão os seguintes objetivos:



I. Fortalecer as práticas socioculturais e a língua materna de cada comunidade indígena.


II. Manter programas de formação de pessoal especializado, destinado à educação escolar nas comunidades indígenas.


III. Desenvolver currículos e programas específicos, excluindo os conteúdos culturais correspondentes às respectivas comunidades.


IV. Elaborar e publicar sistematicamente material didático específico e diferenciado.



Quais estão corretas?

Segundo a LDBEN, em relação à Educação de Jovens e Adultos, os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão ________________________________, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Entende-se por educação especial, para os efeitos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com:


I. Deficiência.

II. Transtornos globais do desenvolvimento.

III. Altas habilidades ou superdotação.


Quais estão corretas?

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacional, a análise das tendências pedagógicas no Brasil deixa evidente a influência dos grandes movimentos educacionais internacionais, da mesma forma que expressam as especificidades de nossa história política, social e cultural, a cada período em que são consideradas. Pode-se identificar, na tradição pedagógica brasileira, a presença de quatro grandes tendências, são elas:

São linhas de ação da política de atendimento:


I. Políticas sociais básicas.

II. Serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social de garantia de proteção social e de prevenção e redução de violações de direitos, seus agravamentos ou reincidências.

III. Políticas e programas destinados a prevenir ou abreviar o período de afastamento do convívio familiar e a garantir o efetivo exercício do direito à convivência familiar de crianças e adolescentes.


Quais estão corretas?

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