Questões de Pedagogia da FEC

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Listagem de Questões de Pedagogia da FEC

As crianças na faixa etária de 0 a 4 (anos) utilizam, essencialmente, determinados recursos para aprenderem e se desenvolver. Alguns deles são:

A Lei 9394 / 96 não traz a obrigatoriedade do orientador nas escolas. Assim, o que justifica a permanência da formação e atuação desse profissional no espaço educativo é:

Em artigo da Associação Brasileira de Recursos Humanos, escrito por Nádia Bonan, lemos que:
        "Estamos na era da globalização da economia, com avanços tecnológicos que facilitam a comunicação e mudam a gestão e o perfil do emprego, mudando também, em decorrência disso, a atitude que o Orientador Educacional deverá ter frente ao seu orientando, no sentido de não apenas auxiliá-lo a identificar suas áreas de aptidão como também orientá-lo em seu ingresso no cenário profissional, mostrando a nova realidade que irá enfrentar".

A realidade que observamos no cotidiano das nossas escolas aponta para uma dificuldade anterior à que foi apontada no artigo que é a escolha da profissão influenciada por �fatores ocultos�. Dulce Whitaker (2000) descreve uma relação com 5 (cinco) desses fatores. Dos pares abaixo, o único que NÃO está contido na relação apontada pela autora é:

A relação entre educação, escola e trabalho não foi sempre a mesma ao longo da história. Com base nesta afirmação, numere a segunda coluna de acordo com a primeira:

 I - Antigüidade

II - Idade Média

 III - Época Moderna

IV- Nos Dias Atuais

( ) A educação coincide com o processo de trabalho, até que surge uma educação diferenciada, para atender a uma classe social que não precisa trabalhar para viver.

( ) Chega ao extremo o processo de constituição da escola, como forma principal e generalizada de educação, pois as qualificações intelectuais específicas tendem a desaparecer, trazendo em contrapartida a elevação do patamar de qualificação geral.

( ) A escola está ligada ao processo de urbanização e industrialização, como agência educativa ligada às necessidades de hábitos civilizados. A isto também está ligado o papel político da educação escolar enquanto formação do cidadão.

 ( ) A grande maioria da educação se educa pelo trabalho, no processo de produzir a própria existência e de seus senhores. Nesse contexto, a forma escolar da educação é uma forma secundária que se contrapõe, como não-trabalho, à forma de educação dominante, determinada pelo trabalho.

A ordem correta, de cima para baixo, é:

No início de sua caminhada na escola brasileira, o Orientador deveria se preparar para resolver, satisfatoriamente, os problemas com que o adolescente se defronta, que iam de problemas de saúde e desenvolvimento físico, a problemas de sexo, sociais e econômicos. Observe, agora, as afirmações sobre a identidade do Orientador Educacional:

I - O Orientador Educacional é uma aparição do amor e da verdade.

II - O coração universal do Orientador Educacional deve poder alojar, no seu carinho, cada um, segundo a necessidade do momento.

 III - O Orientador Educacional deve se reconhecer e estudar teoricamente, participar das lutas sindicais, das lutas dos grupos e da luta políticopartidária.

IV - O Orientador Educacional deve ser uma figura neutra para guiar os jovens em sua formação cívica, moral e religiosa.

Estão coerentes com aquele momento inicial da Orientação Educacional, as afirmativas:

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