Questões de Pedagogia da FCC

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Listagem de Questões de Pedagogia da FCC

O artigo n° 12 da LDB vigente estabelece, em seu inciso I, que Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica.

O processo de elaboração da proposta pedagógica da escola deve:

O ano é 2022. Beatriz está feliz porque vai voltar à escola após dois anos de isolamento social, para terminar o Ensino Médio, interrompido bruscamente devido à pandemia do coronavírus. Nas primeiras aulas, ela ficou desanimada. Procurou a coordenadora pedagógica da escola para dizer que os professores estavam fazendo provas diariamente sem terem ensinado novos conteúdos e que iria faltar às aulas até que começassem a trabalhar com o livro didático. A reação correta do(a) Coordenador(a) Pedagógico(a) deve ser:

O Conselho Escolar, constituído por pais, representantes de alunos, professores, funcionários, membros da comunidade e diretores de escola, tão defendido nas propostas de gestão democrática, tem diversos propósitos. É uma função que esse Conselho assume no contexto escolar: 

Para cada uma das assertivas abaixo, marque V para verdadeiro e F para Falso, considerando os indicativos presentes na literatura educacional sobre o processo de planejamento.

I. O processo de planejamento do ensino deve incorporar diferentes dimensões, abarcando desde o planejamento de metas definidas em documentos nacionais, como o Plano Nacional de Educação, até as indicações do Plano Municipal de Educação e da Proposta Pedagógica da Escola. II. Em geral, o planejamento docente contempla uma lista de conteúdos a serem ensinados, mas não necessariamente exige a apresentação dos objetivos e das atividades a serem utilizados no seu ensino. III. É função do coordenador pedagógico acompanhar e subsidiar os professores no processo de planejamento de ensino. IV. A realidade da sala de aula e o cotidiano imprevisível com que os professores se deparam no dia a dia são um empecilho para que exerçam a atividade de planejar a prática.

A sequência correta que classifica a veracidade das assertivas acima é, respectivamente:

Sobre os princípios curriculares presentes na Lei de Diretrizes e Bases (Lei n° 9.394/1996), na Constituição Federal e no Plano Nacional de Educação (Lei n° 13.005/2014), considere:

I. Os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. (BRASIL, 1996)
II. Devem ser fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais. (BRASIL, 1988)
III. Faz-se necessário estabelecer e implantar, mediante pactuação interfederativa, diretrizes pedagógicas para a educação básica e a base nacional comum dos currículos, com direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos(as) alunos(as) para cada ano do Ensino Fundamental e Médio, respeitadas as diversidades regional, estadual e local. (BRASIL, 2014)

Os diversos documentos oficiais que tratam do currículo da Educação Básica, em seu conjunto,

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