Questões de Pedagogia da EDUCA

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Listagem de Questões de Pedagogia da EDUCA

Sobre a Educação Inclusiva, analise os itens a seguir:

I. A educação inclusiva no Brasil emerge como um reflexo da busca por uma sociedade mais justa e igualitária. Ao promover o acesso e a permanência de todos os alunos no ambiente escolar, independente da permanência de todos os alunos no ambiente escolar, independentemente de suas limitações ou habilidades, esse modelo educacional busca romper com paradigma tradicionais e abraçar a diversidade.
II. A educação inclusiva é uma abordagem pedagógica e filosófica que visa garantir que todos os alunos, independentemente de suas diferenças físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou culturais, tenham acesso a uma educação de qualidade em ambientes escolares regulares.
III. A educação inclusiva na perspectiva pedagógica e filosófica é fundamentado na ideia de que cada criança tem o direito de aprender junto com seus pares e que as escolas devem ser ambientes acolhedores e adaptáveis, capazes de atender às necessidades de todos os alunos.
IV. A educação inclusiva reconhece e valoriza a diversidade como um recurso pedagógico. Ao invés de ver as diferenças como obstáculos, a inclusão as considera oportunidades para enriquecer o ambiente de aprendizado para todos.
V. Para ser verdadeiramente inclusiva, a escola deve estar preparada para adaptar seus métodos de ensino, currículos e ambientes físicos para atender às necessidades variadas dos alunos. Isso pode incluir a utilização de tecnologias assistivas, a modificação de materiais didáticos e a implementação de estratégias de ensino diferenciadas.

Estão CORRETOS:

Os testes de Língua Portuguesa do Saeb tradicional têm como foco a leitura. Seu objetivo é verificar se os alunos são capazes de apreender o texto como construção de conhecimento em diferentes níveis de compreensão, análise e interpretação.Os conhecimentos e competências linguísticas esperadas para cada etapa estão indicadas nos descritores da Matriz de Referência de Língua Portuguesa.

(Disponívelem: http://provabrasil.inep.gov.br)


NÃO corresponde a um descritor do tópico denominado Procedimentos de Leitura do 5º ano do ensino fundamental:

#Questão 892862 - Pedagogia, Sistema Operacional, EDUCA, 2020, Prefeitura de Cabedelo - PB, Provas: Professor de Educação Básica II - História Professor de Educação Básica II - Matemática Professor de Educação Básica II - Geografia Professor de Educação Básica II - Português Professor de Educação Básica II - Educação Física

De acordo com a BNCC, ao longo do Ensino Fundamental – Anos Finais, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas. Tendo em vista essa maior especialização, é importante, nos vários componentes curriculares, retomar e ressignificar as aprendizagens do Ensino Fundamental – Anos Iniciais no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes.
Sobre com a BNCC, Ensino Fundamental – Anos Finais, assinale a alternativa INCORRETA:

De acordo com a Resolução Nº 1, de 17 de junho de 2004.que Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações ÉtnicoRaciais e para o Ensino de História e Cultura AfroBrasileira e Africana em seu Art. 2° estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas constituem-se de:
I. Os órgãos colegiados dos estabelecimentos de ensino, em suas finalidades, responsabilidades e tarefas, incluirão o previsto o exame e encaminhamento de solução para situações de discriminação, buscando-se criar situações educativas para o reconhecimento, valorização e respeito da diversidade II. Orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação. III. Têm por meta, promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil. IV. Busca as relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de nação democrática. V. Os casos que caracterizem racismo serão tratados como crimes imprescritíveis e inafiançáveis.
Estão CORRETAS:

Segundo a Lei Federal nº 9.394/96 - das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, são incumbências dos docentes, EXCETO:

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