Questões de Pedagogia da CPCON

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da CPCON

Em 2006, o professor Dr. Ruben Puentedura criou o modelo SAMR, um método para medir a integração da tecnologia na sala de aula. Além de guiar e identificar o uso das ferramentas tecnológicas no processo de educação, o modelo também serve de guia para que o profissional possa avaliar sua própria evolução com relação à inserção da tecnologia no seu processo de ensino.
Imagem extraída do weblog do PhD Ruben R. Puentedura
Sabendo que cada letra da sigla representa um nível (grau) de integração, relacione a primeira coluna de acordo com o conceito correspondente na segunda coluna:
I- Substituição. II- Aumento. III- Modificação. IV- Redefinição.
( ) Satisfeito com os resultados apresentados no seminário, o professor orientará seus alunos a desenvolverem um livro interativo, utilizando, por exemplo, o iBooks Author, no qual terão a possibilidade de inserir gifs, vídeos, áudios, fotos e informações de suas pesquisas. ( ) O professor deve instruir seus alunos a pesquisarem e digitarem um trabalho referente a determinado movimento artístico em tablets ou computadores, ao invés de se limitarem à pesquisa em livros e à escrita cursiva. ( ) Os alunos não somente entregarão a pesquisa digitada e impressa em folha tamanho A4, como também prepararão uma apresentação utilizando Power Point e contando com o projetor da sala de aula para apresentar um seminário. ( ) Ao invés de se limitarem a publicar o livro digital na biblioteca da escola, os alunos deverão publicá-lo na Amazon, em formato para Kindle, ou na iBooks Store, tendo a atividade ganhado dimensões para além da própria sala de aula.
Assinale a alternativa que corresponde ao CORRETO preenchimento dos parênteses.

#Questão 893049 - Pedagogia, Legislação da Educação, CPCON, 2020, Prefeitura de Sapé - PB, Professor de Educação Básica II - Libras (Zona Urbana)

O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) é um conjunto de programas lançado em abril de 2007, visando à melhoria da educação em todas as suas etapas. Sobre o PDE é CORRETO afirmar:
I- O Fundeb incorporou a diferenciação dos coeficientes de remuneração das matrículas não apenas por etapa e modalidade da educação básica, mas também pela extensão do turno: a escola de tempo integral passa a receber 45% a mais por aluno matriculado. II- O PDE promoveu alteração no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), estabelecendo conexões entre avaliação, financiamento e gestão da educação. III- O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) são programas integrantes do PDE. IV- O PDE iniciou com mais de 40 programas e em 2010 contava 130 programas distribuídos em diversas áreas.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

#Questão 893047 - Pedagogia, Avaliação Educacional, CPCON, 2020, Prefeitura de Sapé - PB, Professor de Educação Básica II - Libras (Zona Urbana)

A avaliação Educacional em larga escala é utilizada no Brasil objetivando a melhoria da qualidade da educação, bem como do fluxo escolar. Sobre as avaliações em larga escala no Brasil, é CORRETO afirmar:
I- O SAEB, em 2019, utilizou dois tipos de instrumentos: testes cognitivos contemplando as áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas para todos os estudantes dos anos a serem avaliados; e questionários, impressos e eletrônicos a serem respondidos pelos Alunos, Professores, Diretores, Secretários Estaduais e Municipais de Educação. II- As provas do SAEB, em 2019, foram censitárias para todos os estudantes do 9º ano de escolas públicas e privadas. III- Ao aluno com deficiência é garantido o direito a provas em formato específico, à extensão de tempo para responder e à disponibilização de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva adequados, desde que previamente solicitados e escolhidos. IV- O Enem tem como principal finalidade a avaliação da instituição escolar e, depois, a avaliação individual do desempenho do participante ao final do ensino médio. V- As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, retenção e evasão, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Está CORRETO o que se afirma apenas em:

#Questão 893052 - Pedagogia, Tecnologias Educacionais, CPCON, 2020, Prefeitura de Sapé - PB, Professor de Educação Básica II - Libras (Zona Urbana)

A sociedade vem passando por muitas mudanças, em grande medida provocadas e potencializadas pelo avanço das tecnologias da informação. Na escola, tais tecnologias também se fazem presentes. Sobre o uso das tecnologias da informação na escola, assinale a alternativa CORRETA.

As proposições a seguir se referem à política educacional para a pessoa com deficiência. Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso, em seguida responda o que se pede.
( ) A Declaração de Salamanca é considerada um marco para a educação inclusiva. Ela se refere exclusivamente à proposta de inclusão para pessoas com deficiências ou condições atípicas nos processos de escolarização. ( ) Alunos com necessidades educacionais especiais incluídos com atendimento educacional especializado no contraturno devem receber recursos em dobro do FUNDEB. ( ) Um sistema educacional inclusivo que se propõe a atender com qualidade a todos os alunos, mesmo aqueles que apresentam necessidades educacionais especiais, demanda professores com um tipo de formação profissional generalista. ( ) O ensino itinerante é um serviço de orientação e supervisão pedagógica desenvolvido por professores especializados, que fazem visitas periódicas às escolas para trabalhar com os alunos especiais matriculados em turmas comuns e orientar seus respectivos professores.
O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis