Questões de Pedagogia da CONSULPAM

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da CONSULPAM

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n.º 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996, surge com a finalidade de atualizar e organizar o sistema educacional brasileiro. Para isso o ensino que será ministrado deverá seguir alguns princípios. Referente ao exposto é CORRETO afirmar que:

A avaliação do ensino-aprendizagem é um dos aspectos constituintes dos componentes que fazem do processo didático. Atualmente, pode-se perceber que existem diversas discussões sobre a forma mais eficaz para a realização da avaliação em sala de aula. Diante do exposto, é CORRETO o que se afirma que:

Os componentes do processo didático são compostos por uma variedade de fatores que tornam este processo que caracteriza pela cautela, criteriosidade e sistematização. A respeito sobre os processos didáticos, é CORRETO afirmar que:

Libâneo (2002) classifica as pedagogias em dois grandes grupos: Pedagogia e Pedagogia Progressista. Tais tendências são de grande relevância, pois permitem ao educador a articulação e autodefinição teórica sobre escolhas filosóficas e educacionais, visando sustentar as práticas docentes. Tendo em consideração as Tendências Pedagógicas da Educação, associe a primeira coluna com a segunda.

1 – Pedagogia Liberal.
2 – Pedagogia Progressista.
(__) Tradicional.
(__) Libertadora.
(__) Renovadora progressista.
(__) Crítico-social.
(__) Tecnicista.
(__) Renovadora não-diretiva.

Agora, assinale a alternativa CORRETA: 

Diante deste novo cenário da educação, que vem se transformando a cada dia, não se pode esquecer as três funções da avaliação que, segundo os estudos de Bloom (1993), se divide em: Função Diagnóstica (analítica); Função Formativa (controladora); e Função Somativa (classificatória), que tem como objetivo direcionar e aprimorar o trabalho na sala de aula. A respeito dessas três funções da avaliação, associe as colunas.

1 – Avaliação Diagnóstica.
2 – Avaliação Formativa.
3 – Avaliação Somativa.
(__) Objetiva avaliar, de maneira geral, o grau em que os resultados mais amplos têm sido alcançados ao longo e final de um curso.
(__) É adequada para o início do período letivo, pois permite conhecer a realidade na qual o processo de ensino-aprendizagem vai acontecer.
(__) Tem como função controlar, devendo ser realizada durante todo o período letivo, com o intuito de verificar se os estudantes estão alcançando os objetivos propostos anteriormente.
(__) Possui três objetivos: 1) identificar a realidade de cada aluno; 2) verificar se o aluno apresenta ou não habilidades; e 3) identificar as causas e dificuldades na aprendizagem.
(__) Permite ao professor detectar e identificar deficiências na forma de ensinar, auxiliando na reformulação do seu trabalho didático, visando aperfeiçoá-lo.

Assinale a alternativa CORRETA:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis