Questões de Pedagogia da CETREDE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da CETREDE

Texto base para a questão.


Metodologias didáticas para aprendizagem podem ser pensadas em construções em torno da instigação de buscas de mais conhecimentos a serem aplicados dentro do processo ensino aprendizagem. Por isso, é fundamental ao pedagogo ter a compreensão de o modo como os alunos, de forma geral, aprendem, e ainda as condições necessárias para essa aprendizagem. Veja a concepção dos professores, a seguir:


Professor Antenor fala de uma metodologia de aprendizagem do aluno de acordo com interações e perturbações do conhecimento em seu meio, considerando, como critério, a idade relacionada ao contexto. Para o professor, é importante que o aluno passe pelo processo de perturbação do equilíbrio dos seus conceitos; conservação, que é a compensação da modificação simultânea do objeto; e assimilação x acomodação do mesmo conceito.

Professora Alice comenta sobre uma metodologia baseada em estímulos, respostas e reforços. As notas das avaliações e elogios, por exemplo, podem ser entendidas como reforço. Ou seja, a parte fundamental é que qualquer estímulo externo seja o sinal (estímulo neutro) de um reflexo condicionado e se sobreponha à ação de um estímulo absoluto.

Professora Cleuza tem como base, o conhecimento como forma de linguagem a ser desenvolvida com seus impulsionamentos, fato esse que coloca o ser sujeito com mais interação e ao mesmo tempo, provocados no sentido de se aprender mais entre o meio em que se vive e se é instruído. Para ela, o sujeito constrói o conhecimento pela aprendizagem, promovendo o desenvolvimento mental, e por meio dele, deixaria de ser um animal, aperfeiçoando-se pelo processo ensino aprendizagem para o melhor desenvolvimento do ser.
O Behaviorismo tem como estudiosos

Os documentos oficiais apontam que a Educação Infantil representa o alicerce da educação e objetiva o desenvolvimento nos aspectos físico, intelectual e social da criança, complementando as ações da família e da comunidade. Ela é a primeira etapa da educação básica e é oferecida às crianças de 0 a

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, a Base Nacional Comum Curricular deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas das escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. Marque (V), para as afirmações VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) Este documento se caracteriza por ter cunho facultativo para as escolas do País das iniciativas pública e privada.
( ) Contemplando da educação infantil ao ensino médio, constitui-se como ferramenta fundamental para garantir o desenvolvimento dos estudantes, bem como a promoção da igualdade no sistema educacional, contribuindo na formação integral dos estudantes.
( ) Estabelece cinco competências gerais para orientar as áreas de conhecimento.
( ) Em seu texto, ficam estabelecidos, de forma clara, os objetivos de aprendizagem a serem alcançados em cada ano.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

O planejamento caracteriza-se como o ato de organizar as atividades de ensino e de aprendizagem, determinado por uma intencionalidade educativa, envolvendo objetivos, valores, atitudes, conteúdos e o modo de agir dos educadores. É um modo de dimensionar política, científica e tecnicamente a atividade devendo ser resultado das discussões e contribuições do coletivo, além de constituir uma atividade permanente de reflexão e ação. Dele devem constar a definição de um marco referencial, a elaboração de um diagnóstico e a proposição de uma programação com vistas à implementação das ações necessárias à realização de uma prática pedagógica crítica, reflexiva e participativa, além de estar assentado nas crenças, valores, significados, modos de pensar e agir das pessoas que o elaboraram e conter a proposta geral das experiências de aprendizagem que serão oferecidas, incorporada nos diversos componentes curriculares. A orientação refere-se ao planejamento do(a)

Leia o excerto a seguir.

Uma das contribuições centrais de Wallon está em dispor de uma conceituação diferencial sobre emoção, sentimentos e paixão, incluindo todas essas manifestações como um desdobramento de um domínio funcional mais abrangente: a afetividade, sem, contudo, reduzi-los uns aos outros. Assim podemos definir a afetividade como o domínio funcional que apresenta diferentes manifestações que irão se complexificando ao longo do desenvolvimento e que emergem de uma base eminentemente orgânica até alcançarem relações dinâmicas com a cognição, como pode ser visto nos sentimentos.
https://www.scielo.br/j/er/a/9jbsbrcX4GygcRr3BDF98GL

Ao apontar a base orgânica da afetividade, a teoria walloniana resgata o orgânico na formação da pessoa, ao mesmo tempo em que indica que ela vai, gradativamente, sendo transformada pelo(a) 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis