Questões de Pedagogia da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da CESPE / CEBRASPE

#Questão 172084 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2009, UNIPAMPA/RS, Técnico em Assuntos Educacionais

Acerca das teorias do ensino e da aprendizagem, julgue os seguintes itens.

Para o behaviorismo, o ensino é o arranjo de contingências por meio de elementos observáveis para uma aprendizagem eficaz, que constitui o processo de selecionar e associar as unidades físicas e as unidades mentais que são percebidas ou sentidas.

#Questão 172087 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2009, UNIPAMPA/RS, Técnico em Assuntos Educacionais

As teorias pós-críticas de currículo deslocaram a ênfase do conceito de significação e discurso para os conceitos de ideologia e poder.

As teorias da dependência e da modernização tiveram forte influência na educação brasileira nas décadas de 60 e de 70. A primeira, reforçando as análises reprodutivistas e a segunda, revelando-se extremamente conservadora.

#Questão 172089 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2009, UNIPAMPA/RS, Técnico em Assuntos Educacionais

As teorias pós-críticas de currículo deslocaram a ênfase do conceito de significação e discurso para os conceitos de ideologia e poder.

Paulo Freire desenvolveu o conceito de consciência transitiva crítica articulada com a práxis, desafiadora e transformadora por meio do diálogo.

#Questão 172092 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2009, UNIPAMPA/RS, Técnico em Assuntos Educacionais

As teorias pós-críticas de currículo deslocaram a ênfase do conceito de significação e discurso para os conceitos de ideologia e poder.

O conflito entre o ensino público e o privado marcou diferentes períodos da educação brasileira; nesse sentido, Florestan Fernandes defende que a escola pública gratuita é a única possibilidade de democratização da educação.

#Questão 172094 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2009, UNIPAMPA/RS, Técnico em Assuntos Educacionais

As teorias pós-críticas de currículo deslocaram a ênfase do conceito de significação e discurso para os conceitos de ideologia e poder.

A teoria da educação de Lauro de Oliveira Lima tem suas bases na escola experimental piagetiana, que privilegia a memorização e a linguagem.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis