Questões de Pedagogia da CESGRANRIO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da CESGRANRIO

Os anos de 1980/1990 vivenciaram mudanças substantivas no processo de reorientação da Sociologia da Educação. A partir desse momento, observamos um olhar sociológico direcionado para as práticas pedagógicas cotidianas. Desta forma, as teorias pós-críticas do currículo emergiram como um importante deslocamento na nossa maneira de conceber o currículo
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade; uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 17.
Nesse sentido, verifica-se que as teorias pós-críticas mobilizam os seguintes conceitos:

Wallon destaca que não podemos tratar a criança de forma fragmentada. Em cada idade, ela constituirá um conjunto indissociável e original. Na sucessão das suas idades, a criança é um único e mesmo ser em curso de metamorfoses. Feita de contrastes e conflitos, a sua unidade será, por isso, ainda mais susceptível de desenvolvimento e de novidade. Dessa forma, o autor identifica uma síntese dos conjuntos funcionais que se articulam para integração dinâmica entre o orgânico e o social.
São dimensões presentes na síntese dos conjuntos funcionais, segundo Wallon:

As bases legais da educação nacional são a Constituição da República e, em especial, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996, que sofreu atualizações ao longo dos anos.
A LDB, quando se refere à Educação Profissional e Tecnológica, em nova redação pela Lei nº 11.741/2008, em seu Art. 39, preconiza que a educação profissional e tecnológica se integra aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.

Para tanto, a educação profissional e tecnológica abrange os cursos de

As empresas têm, nos últimos anos, investido bastante nas avaliações institucionais. A partir do discurso de que a avaliação garante qualidade, muitas vezes, o processo avaliativo torna-se um fim em si mesmo e finda por promover uma seleção e uma classificação dos sujeitos nele envolvidos. Entretanto, a política de avaliação em uma empresa avalia fundamentalmente programas, processos, metas e objetivos estabelecidos, infraestrutura física e de pessoal. É muito importante que essa avaliação ocorra de maneira democrática, considerando que os funcionários sejam envolvidos no processo, de forma que a questão ética da avaliação seja preservada e que tal processo possa ser comprometido com as aprendizagens que ele pode gerar. A prática da autoavaliação institucional pode gerar equipes cuja confiança e respeito às diferenças seja a tônica no ambiente de trabalho.
Essa concepção de avaliação descrita acima pode ser entendida como uma prática

As possibilidades de interferência do homem definiam- -se e encontravam limitações no interior de uma realidade histórico-social determinada. Somente a formação e o desenvolvimento de uma consciência capaz de apreender criticamente as características dessa particular realidade possibilitariam sua ação livre e criadora. Assim, aquela humanização do homem, isto é, a plena realização do homem como criador de cultura e determinador de suas condições de existência passava, necessariamente, pela formação e pelo desenvolvimento da consciência crítica. Situavam-se exatamente aí as funções do processo educativo.
FÁVERO, Maria de Lourdes; BRITTO, Jader. Dicionário de educadores no Brasil. Rio de Janeiro, UFRJ, 1999, p. 442.
O trecho acima apresenta os fundamentos filosóficos do pensamento de Paulo Freire.
Considerando-se o texto, o papel social da educação, na perspectiva de Paulo Freire, é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis