Questões de Pedagogia da BIO RIO

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Listagem de Questões de Pedagogia da BIO RIO

A escola deve coordenar valores (filosofia) e conhecimento científico (ciência) para a aprendizagem teórica e prática. O fio condutor para a eleição e organização dos conteúdos deve ser a informação relativa à forma como os alunos aprendem e como os professores podem ajudá-los a aprender mais e melhor, ou seja, as fontes psicológicas e psicopedagógicas do currículo. Assim, avalie se podemos classificar objetivos como:

I - Conceituais: correspondem ao compromisso científico da escola: transmitir o conhecimento socialmente produzido.

II - Atitudinais: correspondem ao compromisso filosófico da escola: promover aspectos que nos completam como seres humanos, que nos dão uma dimensão maior, que dão razão e sentido ao conhecimento científico.

III - Procedimentais: são os objetivos; resultados e meios para alcançá-los, articulados por ações, passos ou procedimentos a serem implementados e aprendidos.

IV - Específicos: designam o conjunto de objetos, acontecimentos ou situações que possuem certas características comuns.

V - Principais: são o enunciado das mudanças ocorridas em um objeto, um acontecimento ou uma situação em relação às mudanças que se produzem em outro objeto ou situação.

Estão corretas:

No Relatório Progresso das Nações 2009, publicado pela Unicef, o Brasil ocupava o 102o lugar no ranking de risco para a infância, entre 142 países pesquisados (Folha de S.Paulo, 23/07/09). Para essa classificação, foram levados em conta o índice de mortalidade infantil, o índice de amamentação integral e o índice de crianças fora da escola. O Pedagogo Carlos levou a reportagem para o grupo de funcionários da Nuclep para discutir, no campo educativo, o quadro da realidade social e educacional e enfatizou que é preciso repensar os patamares mínimos de qualidade porque:

A Pedagoga Marta explicou que um novo corpo de conhecimentos está se desenvolvendo graças à associação entre a psicologia e a neurociência, gerando valiosa contribuição para aprofundar o conhecimento das funções indispensáveis ao processo de aprendizagem como: percepção, atenção, memória, abstração, raciocínio, processamento da informação, afetividade, funções motoras e funções executivas, dentre inúmeras outras. A pedagoga enfatizou que a neuropsicologia:

A instituição deve atribuir valores ao trabalho, caracterizar a importância de cada atividade, bem como definir o valor do profissional que irá executar atividades diversas. Avaliar o desempenho de um profissional requer um aprofundamento das necessidades da organização e o potencial apresentado pelo avaliado. Como participante do processo, o pedagogo reconhece o momento em que a avaliação deve ser feita utilizando instrumentos tais como os seguintes, exceto:

O pedadago, ao trabalhar com a área de saúde e educação, tem que saber pensar em ações que promovam e protejam a saúde para reorientar modelos preventivos, criando uma estratégia de articulação transversal que objetiva:

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