Questões de Pedagogia da AEVSF

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da AEVSF

Pensar os ideários educacionais sob a égide da emancipação humana e educativa implica no reordenamento da organização do trabalho da escola, o que releva a importância do projeto político pedagógico, como ação firmada na concepção de sociedade, educação e escola. Enfim, delineado, discutido e assumido coletivamente enaltece a função de coordenar as ações escolares e alcance das finalidades político-pedagógico.


VEIGA, Ilma P. A. (Org.) Escola: Espaço do Projeto Político-Pedagógico. 13ª. ed. Campinas, SP: Papirus. 2008.


Considerando o texto apresentado e as concepções epistemológicas sobre a temática em foco, avalie as afirmações a seguir.


I. A priori, a elaboração do projeto político pedagógico parte das reflexões e investigações da comunidade sobre crenças, convicções, conhecimento da realidade escolar e do contexto social e científico.


II. Como documento para emancipação humana, o projeto político pedagógico em sua elaboração deve desconsiderar os fundamentos de caráter normativo e prescritos na forma das legislações.


III. O processo de construção do projeto político pedagógico é um passo fundamental na conquista da autonomia de uma instituição educativa em suas dimensões administrativa, financeira, jurídica e pedagógica.


IV. O projeto político pedagógico é um documento teórico, técnico e burocrático cujo compromisso central é o ordenamento das tarefas cotidianas da equipe escolar. 


V. No que tange a concepção como projeto político pedagógico de qualidade, o mesmo deve apresentar, entre outras, a seguinte característica: explicitar o compromisso com a formação do cidadão.


É correto apenas o que se afirma em:

#Questão 1119109 - Pedagogia, Legislação da Educação, AEVSF, 2025, Prefeitura de Afrânio - PE, Professor Polivalentes (Educação Infantil e/ou Fundamental Anos Iniciais)

Em tempo de novas políticas para a educação, o documento normativo, completo e contemporâneo titulado de Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz orientações para a prática pedagógica nas escolas, visando promover uma educação de qualidade e equitativa.


Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-emtempointegral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal .pdf. Acesso em 3: mar. 2025. (adaptado)


Acerca da etapa da Educação Infantil e suas definições quanto aos eixos estruturantes, campos de experiências e os direitos da aprendizagem, avalie as afirmações a seguir.


I. Fortalece o cuidar e educar como dimensões indissociáveis, complementares e fundamentais para o desenvolvimento da criança.


II. Assegura os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se.


III. Apresenta como eixos estruturantes das práticas pedagógicas, as interações e a brincadeira.


IV. Define os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, reconhecendo as especificidades dos diferentes grupos etários que constituem a etapa da Educação Infantil.


V. Define cinco campos de experiências os quais se constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural.


 É CORRETO o que se afirma em:

#Questão 1119112 - Pedagogia, Legislação da Educação, AEVSF, 2025, Prefeitura de Afrânio - PE, Professor Polivalentes (Educação Infantil e/ou Fundamental Anos Iniciais)

Como principal Lei Educacional que regula os demais documentos normativos vigentes, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei nº 9.394/96, é um marco para uma educação democrática ao promover a participação da comunidade escolar e princípios de igualdade e liberdade na educação.


LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – 7. ed. – Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2023. Acesso em: 3 mar. 2025.


Com relação aos princípios e fins da educação nacional no que versa o artigo 3º da LDB, avalie as afirmações a seguir.


I. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.


II. Cumprimento das normas gerais da educação nacional e do respectivo sistema de ensino.


III. Garantia de padrão de qualidade.


IV. Consideração com a diversidade étnico-racial.


V. Respeito à diversidade humana, linguística, cultural e identitária das pessoas surdas, surdo-cegas e com deficiência auditiva.


É CORRETO apenas o que se afirma em:

#Questão 1119110 - Pedagogia, Planejamento Educacional, AEVSF, 2025, Prefeitura de Afrânio - PE, Professor Polivalentes (Educação Infantil e/ou Fundamental Anos Iniciais)

Parece indiscutível reiterar a imprescindível compreensão sobre os vários níveis, tipos e características do planejamento em educação, na perspectiva de refletir as condições, prever alternativas de ações, superar as dificuldades e atingir os objetivos almejados em função de um processo educativo efetivo e eficiente. Partindo desta premissa, a escola poderá cumprir sua missão mediante seus projetos, desafios e demandas.


HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral. - 1.ed. - São Paulo: Ática, 2011.


Considerando como referência o texto apresentado sobre a temática planejamento na esfera da educação e do ensino, avalie as afirmações a seguir.


I. Há vários níveis de planejamento, que variam em abrangência e complexidade: planejamento de um sistema educacional, planejamento geral das atividades de uma escola, planejamento de currículo e o planejamento didático ou de ensino.


II. Existem três tipos de planejamento didático ou de ensino, de acordo com seu nível de especificidade crescente: planejamento de curso; planejamento de unidade didática ou de ensino e planejamento de aula.


III. Um plano didático adequado deve apresentar as seguintes características: coerência e unidade, continuidade e sequência, flexibilidade, objetividade e funcionalidade, precisão e clareza.


É CORRETO o que se afirma em:

#Questão 1119111 - Pedagogia, Avaliação Educacional, AEVSF, 2025, Prefeitura de Afrânio - PE, Professor Polivalentes (Educação Infantil e/ou Fundamental Anos Iniciais)

Tomar como partida, os postulados epistemológicos de Luckesi ao considerar a avaliação no processo educativo como um ato amoroso, “na medida em que a avaliação tem por objetivo diagnosticar e incluir o educando pelos mais variados meios, no curso da aprendizagem satisfatória, que integre todas as suas experiências de vida" é despojar-se das práticas avaliativas pontuais através de provas e exames, cujo mecanismo contribui para selecionar e classificar um ser humano num padrão definitivamente determinado.


LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 12ª ed. São Paulo: Cortez, 2013.


Considerando o texto e a concepção de avaliação como ato amoroso afirmado por Luckesi, avalie as informações a seguir.


I. Como ato amoroso, a avaliação é acolhedora, integrativa e inclusiva.


II. Tem caráter de julgamento com o objetivo de dar curso à vida (à ação) e não como processo de exclusão.


III. Na perspectiva, como ato integrativo, pressupõe atribuição de valores quantitativos.


IV. Didaticamente, a avaliação como ato amoroso, implica na mera decisão sobre os níveis de aprovações ou reprovações dos alunos.


V. Inclui o aluno no seu percurso de aprendizagem, cada vez com qualidade mais satisfatória.


É CORRETO apenas o que se afirma em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis