Questões de Pedagogia da Banca não informada

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da Banca não informada

#Questão 166229 - Pedagogia, Geral, Banca não informada, 2014, IFNMG/MG, Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Tardif e Lessard (2005), na obra O trabalho docente-elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas, afirmam que “(...) a docência é um trabalho cujo objeto não é constituído de matéria inerte ou de símbolos, mas de relações humanas com pessoas capazes de iniciativa e dotadas de uma certa capacidade de resistir ou de participar da ação dos professores.”

A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

#Questão 166236 - Pedagogia, Geral, Banca não informada, 2014, IFNMG/MG, Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Uma das maiores contribuições do movimento pela profissionalização do ensino, iniciado na década de 1980, foi o reconhecimento da existência de saberes específicos que caracterizam a profissão docente, saberes desenvolvidos pelos professores, tanto no seu processo de formação para o trabalho, quanto no próprio cotidiano de suas atividades como docentes. Tardif (2002) elaborou uma classificação dos saberes profissionais.

A esse respeito, enumere os saberes da COLUNA I às suas respectivas definições na COLUNA II.

Assinale a sequência CORRETA.

#Questão 166241 - Pedagogia, Geral, Banca não informada, 2014, IFNMG/MG, Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Metodologia é o campo que estuda os melhores métodos praticados em determinada área para a produção do conhecimento.

A seguir são feitas afirmações a respeito da metodologia de ensino. Analise-as.

I. A metodologia e os métodos de ensino não são esquemas universais aplicáveis mecânica ou indiferentemente a qualquer prática educativa, em qualquer situação, pois eles mesmos também se plasmam a partir de situações particulares, num movimento específico.

II. A concepção de metodologia não se reduz à elaboração e aplicação mecânica e repetitiva de categorias teórico-epistemológicas abstratas e formalizantes, mas se constrói a partir de experiências pedagógicas vivas e particulares e das práticas sociais e científicas em geral.

III. A metodologia do ensino é entendida como uma estratégia que visa garantir o processo de reflexão crítica sobre a realidade vivida, percebida e concebida, tendo em vista a sua transformação.

IV. O conceito de metodologia e/ou didática é histórico-social, relaciona-se ao momento e contexto históricos nos quais é produto, bem como dos projetos, concepções e ideologias que lhe deram origem.

Estão CORRETAS as afirmativas

#Questão 166243 - Pedagogia, Geral, Banca não informada, 2014, IFNMG/MG, Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

A organização de uma proposta curricular crítica prevê a complexidade. Trata-se, ao mesmo tempo, de reconhecer a unidade dentro do diverso, o diverso dentro da unidade; de reconhecer as diversidades individuais e culturais em meio à unidade humana.

No que diz respeito à organização curricular, a perspectiva da complexidade aponta entre seus direcionamentos mais amplos, EXCETO:

#Questão 166249 - Pedagogia, Geral, Banca não informada, 2014, IFNMG/MG, Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Dentre as estratégias de ensino que funcionam, os pesquisadores consideraram que estratégia de identificação de semelhanças e diferenças podem ser consideradas como o centro de toda aprendizagem e que desenvolvem operações mentais básicas para o pensamento humano.

A identificação de semelhanças e diferenças pode ser realizada de várias maneiras, EXCETO:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis