Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

A concepção de aprendizagem defendida por Lev Semenovitch Vygotsky (1896-1934) e Jean Piaget (1896- 1980) prevê a interação do sujeito com seu meio e com o outro como um dos fatores fundamentais para o desenvolvimento de aprendizagens. Em um ambiente educativo na modalidade de Educação a Distância, baseado nessa concepção, o papel desempenhado pelo professor/tutor deve ser o de

O trecho mostra o pensamento do insigne educador brasileiro, ao contrastar a educação bancária e sua própria perspectiva da educação. A concepção da educação bancária é corrente também no ensino de Ciências, quando, em sala de aula ou nos materiais didáticos, confere-se importância

#Questão 141738 - Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, CESPE / CEBRASPE, 2011, EBC, Analista de Empresa de Comunicação Pública

Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.

De acordo com o conceito de condições internas à aprendizagem, o sujeito deve dominar pré-requisitos para o alcance de aprendizagens mais complexas.

Com relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem, julgue os itens seguintes.

A tese de que desenvolvimento psicológico do indivíduo independe do ambiente social é compatível com a perspectiva histórico-cultural desenvolvida por Vigotsky.

O que é conhecimento? Como aprendemos? Como conhecemos? Para Piaget “o nível de competência intelectual do sujeito, em um determinado momento de seu desenvolvimento, dependeria de seus esquemas, do número dos mesmos e da maneira como se combinam e se coordenam entre si”. Assim, ele destaca que o desenvolvimento cognitivo no sujeito é uma sucessão de estágios e subestágios, nos quais os esquemas se organizam e combinam entre si, formando estruturas. Considerando os estágios de desenvolvimento, segundo Piaget, relacione as colunas a seguir.

I. Estágio sensório-motor.

II. Estágio pré-operatório.

III. Estágio operatório-concreto.

IV. Estágio operatório-formal.

( ) O sujeito abandona a presença e a manipulação dos objetos concretos. A linguagem e afetividade estão em contínuo desenvolvimento, sendo que o sujeito busca agora, construir e respeitar valores morais e sociais.

( ) Neste estágio, a criança conhece o mundo através da manipulação, ou seja, conquista através da percepção e dos movimentos do universo que a cerca.

( ) Esse período é caracterizado pelo início da construção lógica, ou seja, consegue realizar uma ação física ou mental dirigida para um objetivo, revertendo-se para seu início.

( ) Esse período para Piaget, é marcado pelo surgimento da linguagem, o que acarretará modificações significativas nas áreas intelectual, afetiva e social.

A sequência está correta em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis