Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Acerca dos objetivos do processo de ensino-aprendizagem e de sua relação com os domínios cognitivos, julgue os itens seguintes. Averiguar, escolher, julgar e selecionar são verbos utilizados para se alcançarem os objetivos da categoria avaliação.

Planejo a avaliação depois. Geralmente as atividades que constam da avaliação são quase idênticas às que são trabalhadas durante as aulas. A coordenadora me dá os modelos de provas. Dou uma olhada no conteúdo. Caso tenha alguma coisa que ainda não dei, vou trabalhando e reforçando até o dia da avaliação e dou um questionário parecido com o que será cobrado na prova.

Diante da situação hipotética acima, que apresenta o depoimento de um professor, julgue os itens seguintes.

De acordo com a teoria socioconstrutivista, o aluno é concebido como o construtor de sua aprendizagem. A avaliação, na verdade, explicita as aprendizagens e dificuldades dos alunos. De acordo com essa teoria, os erros devem ser vistos como objetos de estudo, uma vez que eles revelam as representações e as estratégias dos alunos.

Julgue os itens a seguir, relativos à educação e à vida em grupo. O trabalho em grupo desenvolvido nas diversas práticas pedagógicas tem como objetivo central ajudar os alunos a reconhecerem as diferenças e os limites dos participantes envolvidos, a aprendizagem em relação à definição e elaboração de regras, a aceitação e o respeito às normas constituídas pelo grupo. Nesse sentido, é correto afirmar que essa atividade pedagógica restringe-se a trabalhar a construção da autonomia individual do aluno.

Julgue os itens a seguir, relativos à educação e à vida em grupo. Para Vygotsky (1987), o sentido da educação está diretamente relacionado ao fortalecimento do grupo, pois um adolescente pode aprender com as coisas que estão diante de seus olhos, mas também com as que de longe excedem os limites de sua experiência imediata real e mesmo potencial, pois o conhecimento se dá na interação com o outro.

Em relação ao papel das relações pessoais na educação, julgue os itens subseqüentes. De um modo geral, as tendências pedagógicas apontam críticas à organização do espaço físico da sala de aula como um dos aspectos importantes do processo de ensinoaprendizagem. A Pedagogia Tecnicista, por exemplo, propõe a organização das carteiras em círculos para facilitar o diálogo, a ordem, a limpeza e a confecção de murais com trabalhos coletivos de alunos que são fundamentais para a qualidade de ensino.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis