Questões sobre Processo de Planejamento

As se conceber o conceito de Planejamento de Ensino, "como um meio para facilitar e viabilizar a democratização do ensino" (Fusari) não podemos aceitar que o planejamento seja..

  • A.

    ... mais uma atividade burocrática em que o professor preenche um formulário previamente padronizado, onde é expresso seus "objetivos gerais", "específicos", "conteúdos", "estratégias", avaliação e entrega a secretária no inícios do período letivo, para ser arquivado.

  • B.

    ... o processo de pensar de forma "radical", "rigorosa" e de "conjunto", os problemas da educação escolar, no processo de ensino – aprendizagem.

  • C.

    ... uma atividade consciente de previsão de opções político – pedagógicas, tendo como referências situações didáticas concretas.

  • D.

    ... uma atuação concreta dos educadores no seu fazer pedagógico envolvendo a interação entre os educadores e educandos.

  • E.

    ... uma atitude crítica do educador diante do seu trabalho docente.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

O desafio de todo educador na construção do planejamento é conhecer o que planeja e estruturar os objetivos de sua prática que nortearão a organização de sua ação.

No entanto, a ação organizada NÃO pode significar

  • A.

    opção política direcionada pelas diretrizes pedagógicas de uma Secretaria de Educação.

  • B.

    ação estática, mas ato constante de reflexão e de intervenção na realidade.

  • C.

    direção em busca de um projeto político de educação.

  • D.

    ação direcionada pelo interesse ou necessidade dos alunos.

  • E.

    inclusão de conteúdos novos, em função de demandas sociais.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Conteúdo significativo não é obrigatoriamente aquele que é útil, que tenha uma aplicação palpável e imediata, mas aquele que

  • A.

    corresponda a alguma necessidade do sujeito no seu processo de desenvolvimento e que também o ajude a compreender a realidade.

  • B.

    numa visão pragmática, resolva os problemas cotidianos do mundo do trabalho.

  • C.

    permita uma formação geral ao indivíduo, preparando- o ao prosseguimento dos estudos em graus mais avançados de conhecimentos.

  • D.

    habilite o indivíduo à realização de várias ações, tornando-o polivalente em seu campo de atuação.

  • E.

    produza prazer ao ser estudado, tornando o aluno um indivíduo mais feliz na sociedade.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

O planejamento da educação escolar pode ser concebido como processo que envolve a prática docente no cotidiano escolar, envolvendo a fase anterior ao início das aulas, o durante e o depois, num exercício contínuo de ação-reflexão-ação.

Planejar, então, é processo, contínuo e dinâmico, de

  • A.

    organização do trabalho por parte do especialista na escola.

  • B.

    escolha de conteúdos e dinâmicas baseados no desenvolvimento infantil.

  • C.

    definições objetivas e claras que possam ser seguidas pelos educadores.

  • D.

    tomada de decisão, colocação em prática e acompanhamento.

  • E.

    reflexão sobre o trabalho a ser realizado.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Não há um único responsável pela organização da vida das escolas. Esta é uma tarefa de todos os membros da escola, envolvidos no projeto de incentivar o desenvolvimento intelectual, a vida comunitária e o preparo para o exercício da sua cidadania: a coletividade é o centro configurador da prática escolar.

No entanto, no acompanhamento do trabalho escolar, é fundamental que se tome cuidado com as práticas

  • A.

    pouco estruturadas que possam trazer desordem no decorrer do trabalho.

  • B.

    discriminadoras, em relação à cultura da comunidade escolar.

  • C.

    complexas que não considere as dificuldades de entendimento dos pais e alunos.

  • D.

    conflituosas que possam invadir o espaço de mando da direção da escola.

  • E.

    administrativas, prevenindo a interferência dos pais no uso das verbas da escola.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Em todas as escolas existem pessoas que refletem e que inovam, mas é freqüente estarem isoladas e até numa certa marginalidade, muitos preferem produzir a sua reflexão e os seus ensaios numa espécie de clandestinidade, de modo a evitar os desgostos e os afrontamentos dolorosos. Perdem-se muitos esforços, não tanto por falta de idéias, mas por falta de organização da criatividade.

Esta organização torna-se mais difícil porque

  • A.

    não há envolvimento de pais e alunos nas propostas do professor.

  • B.

    os professores têm dificuldade de organizar o trabalho entre si.

  • C.

    as mudanças nos paradigmas de avaliação dificultam a elaboração de projetos alternativos.

  • D.

    as mudanças são realizadas sem a devida preparação e planejamento.

  • E.

    a falta de afinidades entre os projetos não favorece a troca entre as pessoas.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Planejar não é apenas algo que se faz antes de agir, mas é também agir em função daquilo que se pensou fazer.

Planejar, nesse sentido, é

  • A.

    antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto.

  • B.

    projetar um empreendimento a partir de determinado esquema.

  • C.

    preparar qualquer ação segundo método previamente definido.

  • D.

    elaborar roteiro seguro para a ação ser realizada com eficiência.

  • E.

    definir medidas que possibilitem alcançar as ações almejadas, sem cometer erros.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Considerando as relações entre educação e treinamento de recursos humanos, tipos e modalidades de educação e treinamento; a educação a distância; a pedagogia e a andragogia, bem como a gestão do conhecimento, julgue os itens que se seguem. Planejamento, política e atividades de gestão de recursos humanos associados às estratégias de negócios e aos funcionários como recursos vitais para a organização são pressupostos defendidos pela gestão estratégica de recursos humanos.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: