Questões sobre História da Educação Brasileira

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre História da Educação Brasileira

De acordo com o IBGE, em 2019 o Censo Escolar registrou quase 28.800,000 alunos matriculados, regularmente, nas redes públicas municipais e estaduais de Educação Básica no Brasil, no ensino Fundamental e médio. Os dados registraram também 8% de alunos reprovados, mais de 2 milhões de estudantes. Fica evidenciado que o fracasso dos estudantes marca a cultura escolar, e foi naturalizado ao longo da história da educação brasileira. As afirmações abaixo justificam o alto índice de reprovação nas escolas brasileiras, EXCETO:

Segundo estudos históricos, a concepção de família foi se alterando ao longo dos tempos, a partir de cada momento histórico e de contextos específicos. No Brasil, a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) compreende família como “um conjunto de pessoas que se acham unidas por laços consanguíneos, afetivos e, ou, de solidariedade.” (BRASIL, 2005, p. 41). Assinale a afirmativa que dialoga com esse conceito.  

Segundo Paro (2012), não basta ter presente a necessidade de participação da população na escola. É preciso verificar em quais condições essa participação pode tornar-se realidade. A participação democrática na escola pública sofre também os efeitos dos condicionantes ideológicos aí presentes. Para o autor, condicionantes ideológicos imediatos da participação é entendido como

Sobre a história da Educação Infantil, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O atendimento em creches e pré-escolas como um direito social das crianças se concretiza na Constituição Federal de 1988, com o reconhecimento da Educação Infantil como dever do Estado.
II. A construção da identidade das creches e pré-escolas a partir do século XIX em nosso país insere-se no contexto da história das políticas de atendimento à infância, marcado por diferenciações em relação à classe social das crianças.
III. A partir da modificação introduzida na LDB em 2006, que antecipou o acesso ao Ensino Fundamental para os 6 anos de idade, a Educação Infantil passa a atender a faixa etária de zero a 5 anos.

Diante do acesso fácil à literatura e sob influência da Argentina, chega no Brasil a Psicopedagogia. Cursos com enfoque psicopedagógico e a Escola de Guatemala com uma visão social e política diante das dificuldades de aprendizagem escolar são criadas e inicia-se assim o trabalho preventivo da área (BOSSA, 2007). Considerando esse cenário brasileiro, estamos falando de qual década?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis