Listagem de Questões sobre Geral
A educação no Brasil, como no resto do mundo ocidental, tem suas bases em concepções filosóficas acerca da relação homem-sociedade, as quais orientam políticas educacionais e práticas educativas e são submetidas a amplo debate a respeito da sua adequação às características e necessidades da sociedade brasileira. Em nossa história recente, esse debate desenvolveu-se de modo bastante diferenciado graças à liberdade de expressão. Essas concepções têm sido explicitadas por vários autores.
A concepção humanista tradicional considera a educação como um processo de aperfeiçoamento das potencialidades existentes no indivíduo, moldando a essência humana concreta na direção da realização da essência humana ideal.
Considerando os aspectos do conteúdo e as formas de abordagem para a realização de uma entrevista e as normas sugeridas por Gardner e Moore, o entrevistador
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
5.
Acerca das etapas da educação profissional acima referidas e tendo em consideração os processos e propriedades estruturais dos grupos em uma organização formal, assinale a opção incorreta.
A formação profissional é a etapa na qual o homem se prepara para o exercício de uma profissão.
O treinamento é a etapa na qual o homem se adapta ao exercício de uma função.
O desenvolvimento profissional é a etapa na qual o homem se aperfeiçoa para o ou no exercício de uma carreira.
A formação, o treinamento e o desenvolvimento profissional são etapas que se complementam no exercício da vida profissional.
O aperfeiçoamento é uma etapa que independe das demais.
O sistema educacional brasileiro resulta da ação cooperativa entre União, estados, municípios e Distrito Federal, com participação diferenciada da iniciativa privada, e clara divisão de responsabilidades entre os atores envolvidos.
Uma das inovações introduzidas pela Constituição da República de 1988 na organização da educação é o direito público subjetivo de acesso ao ensino fundamental obrigatório e gratuito, independentemente de limite de idade.
Mudanças ocorridas na contemporaneidade, sobretudo no mundo ocidental, como a participação social da mulher e sua inserção no mundo de trabalho, constituem-se em fatores centrais para a ampliação da oferta de educação infantil. Todavia, essa modalidade educativa no Brasil ainda é incipiente. A respeito desse assunto e considerando a realidade brasileira, julgue os seguintes itens.
O financiamento da educação infantil não está incluído no FUNDEF. O cumprimento da competência dos municípios em relação à educação infantil deve ser realizado com outros recursos não vinculados à educação.
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