Listagem de Questões sobre Geral
A história recente da educação brasileira foi marcada por importantes alterações nos rumos da política educacional. Sobretudo a partir de 1930, com o Estado Novo e, posteriormente, a Segunda Guerra Mundial, os educadores e a sociedade brasileira passaram a desempenhar papel significativo no processo de definição e organização da educação nacional. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
Fernando de Azevedo contribuiu para a implantação das idéias liberais na educação brasileira, não só por meio de sua atuação profissional, como administrador e professor, mas também por meio de pesquisas e publicações.
A educação no Brasil, como no resto do mundo ocidental, tem suas bases em concepções filosóficas acerca da relação homem-sociedade, as quais orientam políticas educacionais e práticas educativas e são submetidas a amplo debate a respeito da sua adequação às características e necessidades da sociedade brasileira. Em nossa história recente, esse debate desenvolveu-se de modo bastante diferenciado graças à liberdade de expressão. Essas concepções têm sido explicitadas por vários autores.
A concepção que atribui à educação um papel significativo no processo de conscientização social, denominada de concepção histórico-crítica, destaca a condição humana como resultante histórica de múltiplas determinações sociais contraditórias, em um processo dinâmico de constante mudança. Essa concepção pressupõe modelos ideais de educação.
A análise da educação a partir do estruturalismo marxista, também referido como tendência crítico reprodutivista, intenta uma crítica da educação, destacando seus condicionantes estruturais e apontando sua função de reprodução da ideologia e da cultura hegemônicas.
O tecnicismo em educação é uma tendência que parte do pressuposto da neutralidade científica e inspira-se nos princípios da racionalidade, da eficiência e da produtividade, advogando a reordenação do processo educativo nos moldes do trabalho fabril, objetivo e operacional.
A concepção humanista moderna, incorporada pelos escolanovistas brasileiros, compreende a educação como um processo de aprendizagem centrado no aluno, desenvolvido por meio de atividades pedagógicas derivadas da experiência e da motivação do aluno, com predominância do lógico sobre o psicológico.
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