Questões sobre Estrutura Educacional Brasileira

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Listagem de Questões sobre Estrutura Educacional Brasileira

Considere as seguintes afirmativas:

1. Por determinação Federal, o Ensino Fundamental passará de 8 para 9 anos de duração.

2. È preciso que os professores se conscientizem de que as crianças das escolas públicas, em sua maior parte expostas a processos de exclusão social, são capazes de aprender: não possuem deficiências lingüísticas ou culturais.

3. Avaliamos não apenas para rotular os alunos (fortes, médios ou fracos), mas fundamentalmente para poder intervir no processo, ou seja, reencaminhar o ensino para que o aluno aprenda.

4. O planejamento (processo coletivo de discussão do trabalho pedagógico) e o plano (registro objetivo do que será desenvolvido) são algumas das condições necessárias da prática docente.

5. A avaliação na escola é uma mera formalidade burocrática.

Assinale a alternativa correta.

Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes, inclusive nos termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistério público: ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos; aperfeiçoamento profissional continuado; piso salarial profissional; progressão funcional; período reservado para estudos e condições adequadas de trabalho.

As informações apresentadas no fragmento de texto acima

O trabalho direto com crianças pequenas exige que o professor tenha uma competência polivalente. Esse caráter polivalente demanda uma formação bastante ampla do profissional que

Crianças das classes populares não têm condições de, além das atividades na escola, realizar cursos de formação que incluam o estudo dirigido, expressões artísticas e práticas de esportes. Dentre as metas do Plano Nacional de Educação (Lei nº 10.172, de 9/01/2001) apresentadas abaixo, qual está diretamente relacionada a essa realidade?

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A educação escolar pode ser considerada como uma necessidade que gera uma demanda capaz de determinar uma oferta. Contudo, o cenário político, e o sistema econômico atuam diretamente sobre as mesmas. Neste sentido, está correto afirmar sobre as instituições escolares que:

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