Questões de Pedagogia do ano 2013

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2013

Para se obter informações acerca dos processos de aprendizagem é necessário considerar a importância de uma diversidade de situações, a fim de possibilitar a avaliação das diferentes capacidades e conteúdos curriculares em jogo e, por outro lado, contrastar os dados obtidos, observando a transferência das aprendizagens em contextos diferentes. Diante do exposto, o professor pode realizar a avaliação por meio de

I. observação sistemática que acompanha o processo de aprendizagem dos alunos, utilizando-se de alguns instrumentos, como registro em tabelas, listas de controle, diário de classe, entre outros;

II. análise das produções dos alunos, considerando a variedade de produções realizadas, para que se possa ter um quadro real das aprendizagens conquistadas;

III. atividades específicas para a avaliação com objetividade para expor sobre o tema estudado. Para isso é importante, em primeiro lugar, garantir que sejam diferentes das situações de aprendizagem comumente estruturadas em sala de aula, pois, assim, verificam se o aluno realmente adquiriu a aprendizagem e não está apenas repetindo atividades rotineiras;

IV. autoavaliação, que é uma situação de aprendizagem em que o aluno desenvolve estratégias de análise e interpretação de suas produções e dos diferentes procedimentos para se avaliar. Delegá-la aos alunos, em determinados momentos, é uma condição didática necessária para que construam instrumentos de autorregulação para as diferentes aprendizagens.

Estão corretas apenas as alternativas

O papel do Supervisor nos dias atuais é definido com base em seu objeto de trabalho, ou seja, o resultado da relação que ocorre entre o professor que ensina e o aluno que aprende. Diante do exposto, é INCORRETO afirmar que

Aplicar instrumentos de avaliação exige muitos cuidados, pois não é qualquer instrumento que configura o estado de aprendizagem do educando. Isso implica que os instrumentos sejam, EXCETO:

Alunos que apresentam problemas de aprendizagem exigem da escola propostas diferenciadas, mas não há uma fórmula a ser seguida. Entretanto, sabe-se que determinados caminhos levam a resultados mais positivos que outros. Com base na afirmativa anterior, analise as afirmativas.

I. O aluno deve estar inserido na resolução dos problemas em que ele se encontra, fazendo parte da solução. Não se deve esconder dele o que se passa, nem a escola, nem a família, pois isso significa excluí-lo do seu contexto. O aluno consciente poderá desenvolver habilidades quanto à tomada de decisões e minimizar as frustrações pessoais em relação à sua vida.

II. A escola deve se retirar do problema, pois, assim, facilita o processo de reconhecimento, visto que sua equipe interfere de forma negativa (mesmo que inconscientemente) no processo ensino-aprendizagem. A equipe multidisciplinar da escola poderá indicar um profissional eficiente e independente da escola, que cuidará dos problemas que envolvem a aprendizagem do aluno.

III. Chamar o aluno para sua realidade faz com que ele esteja ciente de suas limitações e das consequências geradas por elas. Assim, compreenderá as razões que comprometem seu rendimento, reconhecendo que algo não está bem. Esse processo cognitivo faz com que o aluno perceba que ele precisa de ajuda, através da autorreflexão, provocando, de fato, uma mudança no seu comportamento.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

A partir de meados do século XX, uma mudança daquilo que, durante um bom tempo, considerou-se como o conceito de alfabetização, deixou de existir devido às modificações culturais, econômicas e sociais que se processaram nas sociedades contemporâneas. “O(A) _________________ se refere ao processo por meio do qual o sujeito domina o código e as habilidades para ler e escrever. Trata-se do domínio da tecnologia, do conjunto de técnicas que o capacita a exercer a arte e a ciência da escrita. O(A) _________________, por sua vez, é o exercício efetivo e competente da escrita e implica habilidades, tais como a capacidade de ler e escrever para informar ou informar-se, para interagir, para ampliar conhecimento, capacidade de interpretar e produzir diferentes tipos de texto, de inserir-se efetivamente no mundo da escrita, entre muitas outras. O(A) _________________ tem diferentes dimensões, ou facetas, a natureza de cada uma delas demanda uma metodologia diferente, de modo que a aprendizagem inicial da língua escrita exige múltiplas metodologias, algumas caracterizadas por ensino direto, explícito e sistemático, outras caracterizadas por ensino incidental, indireto e subordinado a possibilidades e motivações das crianças.”

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis