Questões de Pedagogia do ano 2012

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2012

#Questão 169930 - Pedagogia, Geral, VUNESP, 2012, SEE/SP, Assistente de Diretor de Escola

Fullan (2009), usando como exemplo a mudança na sala de aula, pois esse nível é mais próximo do ensino e da aprendizagem, afirma que a inovação é multidimensional e que existem três dimensões em jogo na implementação de mudanças significativas. São dimensões necessárias:

I. uso de materiais novos ou revisados (recursos instrucionais como matérias ou tecnologias curriculares);

II. utilização de novas formas de comunicação entre os integrantes da equipe escolar;

III. uso de novas abordagens de ensino;

IV. subjetivação da mudança social, pelo agente de mudança;

V. alteração de crenças (teorias pedagógicas subjacentes a certas políticas ou programas novos).

Está correto apenas o contido em

#Questão 169932 - Pedagogia, Geral, VUNESP, 2012, SEE/SP, Assistente de Diretor de Escola

O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado em 2007 como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A respeito do Ideb, podemos afirmar que:

I. é um instrumento que permite ao INEP medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino;

II. é uma das provas que compõem o complexo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil;

III. caracteriza-se em importante referência para o estudo e o estabelecimento de metas de desempenho para as escolas;

IV. o desempenho de uma escola no Ideb pode revelar as falhas de aprendizagem de seus alunos.

Estão corretas apenas as afirmativas

#Questão 169934 - Pedagogia, Geral, VUNESP, 2012, SEE/SP, Assistente de Diretor de Escola

#Questão 169937 - Pedagogia, Geral, VUNESP, 2012, SEE/SP, Assistente de Diretor de Escola

Segundo Chrispino (2002), a escola, como qualquer instituição, está planificada para que as pessoas sejam todas iguais. A homogeneização é exercida por meio de mecanismos disciplinares. Existe, na escola, um ambiente de violência simbólica no cotidiano escolar que é indicado pelos seguintes aspectos:

I. discriminação individual e grupal, vigência de modelos agressivos dificultando as relações pessoais, existência de um currículo inflexível e pouco significativo;

II. esgotamento emocional dos docentes diante das escassas expectativas, acrescido pelo exercício da homogeneização pelos mecanismos disciplinares;

III. desinteresse do corpo docente na relação com a comunidade em busca de soluções disciplinares;

IV. dificuldade para trabalhar as diferenças e estabelecer a tolerância por meio do diálogo e da participação.

Está correto apenas o contido em

#Questão 169939 - Pedagogia, Geral, VUNESP, 2012, SEE/SP, Assistente de Diretor de Escola

Uma proposta de educação em direitos humanos que tenha como eixo a recuperação do valor da vida, segundo Candau e outros, deve envolver o(a)

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis