Questões de Pedagogia do ano 2009

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2009

#Questão 172666 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2009, INMETRO, Analista Executivo em Metrologia

De acordo com Dermeval Saviani, as concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: a primeira prioriza a teoria sobre a prática, e a segunda subordina a teoria à prática. Considerando esse pensamento, julgue os itens subsequentes.

A pedagogia nova situa-se na segunda grande tendência.

#Questão 172668 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2009, INMETRO, Analista Executivo em Metrologia

De acordo com Dermeval Saviani, as concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: a primeira prioriza a teoria sobre a prática, e a segunda subordina a teoria à prática. Considerando esse pensamento, julgue os itens subsequentes.

A pedagogia tradicional refere-se apenas à pedagogia religiosa ou cristã.

#Questão 172670 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2009, INMETRO, Analista Executivo em Metrologia

De acordo com Dermeval Saviani, as concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: a primeira prioriza a teoria sobre a prática, e a segunda subordina a teoria à prática. Considerando esse pensamento, julgue os itens subsequentes.

A pedagogia tradicional situa-se na primeira grande tendência.

A aplicação de medida sócio-educativa de internação, apontada no Art. 121, do Estatuto da Criança e do Adolescente–ECA – mostra que está se “constitui medida privativa da liberdade, sujeita aos princípios de brevidade, excepcionalidade e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento”. Já o Artigo 124, deste mesmo estatuto, mostra que essa medida sócio-educativa de internação impõe ao poder público, como obrigação, e assegura ao adolescente, como direito, as seguintes atividades:

I. ser informado de sua situação pessoal, sempre que solicitada;

II. receber escolarização e profissionalização;

III. realizar atividades culturais, esportivas e de lazer;

IV. ter acesso aos meios de comunicação social.

V. receber assistência religiosa, segundo a sua crença, e desde que assim o deseje;

Estão corretas as seguintes afirmativas:

Embora professor e aluno sejam diferentes e desiguais, o docente deve se pôr a serviço do discente, sem imposições de idéias e concepções, transformando o aluno em sujeito de sua própria aprendizagem, sendo um professor estimulador, orientador e um catalisador no meio dos educandos, promovendo situações de reflexão em comum. Quando o professor valoriza a aprendizagem informal, via grupo, e a negação de toda forma de repressão, visa-se favorecer o desenvolvimento de pessoas mais livres. LUCKESI (1990) afirma que “se os alunos são livres frente ao professor, também este o é em relação aos alunos”. No que se refere a relação professor/aluno, a tendência pedagógica que considera os alunos livres no seu pensar e agir, frente ao do professor, que deve ter uma postura empática, exercendo a função de "conselheiro" e, em outras vezes, de instrutor-monitor à disposição do grupo é a

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis