Questões de Pedagogia do ano 2009

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2009

Com relação aos princípios teóricos da utilização dos meios tecnológicos de aprendizagem, assinale a opção correta.

Na utilização de meios tecnológicos de aprendizagem, o educador tem de ter em mente os sete princípios teóricos que regem sua utilização, a fim de utilizá-los de maneira adequada ao tema, à etapa do processo e à metodologia. Acerca desses princípios, assinale a opção correta.

Sobre a utilização de meios tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem, é correto afirmar que

Com relação ao emprego de meios tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem da educação básica, julgue os seguintes itens.

I A utilização de meios tecnológicos no fazer escolar proporciona maior aprendizagem, mas isso tem de ser relativizado, dado que também interferem na aprendizagem outras variáveis, tais como estilos de aprendizagem, desenvolvimento cognitivo do sujeito, familiaridade com o ambiente informático e com os documentos interativos, estrutura do documento tecnológico-digital, desejo que o sujeito tem de aprender.

II Especificamente com relação aos meios interativos, a aprendizagem depende de variáveis como experiência do sujeito com o tipo de documento, conhecimento acerca do assunto, preferências de aprendizagem do educando, estrutura do documento, tipo de navegação disponível, rapidez de processamento da informação, tarefas solicitadas no documento e motivação.

III Existem três pressupostos teóricos que explicam como os meios tecnológicos contribuem para facilitar o processo de ensino e aprendizagem: o pressuposto do canal dual (dual channel), o da capacidade limitada de processamento da memória e o do processamento ativo.

Assinale a opção correta.

Texto para as questões de 50 a 52

             Um professor de ensino médio desenvolvia a primeira etapa da metodologia de projetos: a delimitação do tema com a consequente subdivisão dos grupos. Em razão da relação entre a quantidade de temas e de alunos, fazia-se necessária a formação de 10 grupos com 5 membros em cada, os quais foram formados, com exceção de 2: um apresentava 4 membros e o outro, 6. O professor solicitou que um dos membros do grupo que apresentava 6 componentes passasse a integrar o grupo que apresentava 4, mas nenhum dos membros saiu do lugar. O professor reiterou a solicitação com mais ênfase. Fez-se silêncio na sala de aula, todos os olhares voltaram-se para a equipe composta por 6 componentes, mas todos os membros desse grupo permaneceram em silêncio e no lugar onde estavam. O professor explicou que não poderiam dar continuidade ao trabalho se não houvesse a definição das equipes. Um dos membros do grupo composto por 6 componentes respondeu que eles não se separariam porque eram amigos de longa data, estudavam juntos em todas as disciplinas, faziam todos os trabalhos juntos e não desenvolveriam quaisquer atividades separadamente, ainda mais se implicassem alguma forma de competição, mesmo que simbólica, entre eles.

Analisando a situação descrita e de acordo com os tipos de liderança, julgue os itens a seguir.

I Para melhor resolver o problema, o professor deve primeiramente identificar o tipo de liderança vigente no grupo resistente.

II A liderança gerencial ou burocrática é proativa, molda idéias, muda o que as pessoas pensam ser desejável, possível e necessário.

III A liderança visionária ou carismática envolve-se em situações e contextos característicos de atividades cotidianas.

IV A liderança estratégica enfatiza o comportamento ético e as decisões baseadas em valores.

Estão certos apenas os itens

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis