Questões de Pedagogia do ano 2002

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2002

#Questão 178565 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2002, SF, Consultor Legislativo

No início da década passada, antes da promulgação da LDB, foram implementados, no âmbito do Ministério da Educação, dois sistemas de avaliação: o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), em 1990, e o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB), em 1993. A partir de 1995 foi formulada, no MEC, outra sistemática de avaliação. Foram mantidos o SAEB e o PAIUB, este com profundas modificações. Para o ensino superior foram instituídos o Exame Nacional de Cursos — Provão — e a Avaliação das Condições de Oferta. Para o ensino médio foi implementado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Recentemente, algumas universidades criaram uma alternativa ao exame vestibular: trata-se de uma seqüência de provas, realizadas ao final de cada série do ensino médio, em geral denominada de avaliação seriada.

Considerando a variedade de instrumentos utilizados na atual política de avaliação do MEC e os processos seletivos adotados pelas instituições de ensino superior, julgue os itens abaixo.

A partir da introdução de novos instrumentos de avaliação de instituições de ensino superior, especialmente o Provão e a Avaliação das Condições de Oferta, observa-se uma criteriosa sistemática de autorização de novos cursos e instituições, o que resultou na redução do número de instituições e de cursos nesse nível de ensino.

#Questão 178568 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2002, SF, Consultor Legislativo

No início da década passada, antes da promulgação da LDB, foram implementados, no âmbito do Ministério da Educação, dois sistemas de avaliação: o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), em 1990, e o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB), em 1993. A partir de 1995 foi formulada, no MEC, outra sistemática de avaliação. Foram mantidos o SAEB e o PAIUB, este com profundas modificações. Para o ensino superior foram instituídos o Exame Nacional de Cursos — Provão — e a Avaliação das Condições de Oferta. Para o ensino médio foi implementado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Recentemente, algumas universidades criaram uma alternativa ao exame vestibular: trata-se de uma seqüência de provas, realizadas ao final de cada série do ensino médio, em geral denominada de avaliação seriada.

Considerando a variedade de instrumentos utilizados na atual política de avaliação do MEC e os processos seletivos adotados pelas instituições de ensino superior, julgue os itens abaixo.

As notas obtidas nas avaliações seriadas e os resultados no ENEM têm sido usados por algumas universidades como instrumentos de seleção de estudantes, em decorrência de sua prerrogativa de autonomia didático-científica.

#Questão 178570 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2002, SF, Consultor Legislativo

No início da década passada, antes da promulgação da LDB, foram implementados, no âmbito do Ministério da Educação, dois sistemas de avaliação: o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), em 1990, e o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB), em 1993. A partir de 1995 foi formulada, no MEC, outra sistemática de avaliação. Foram mantidos o SAEB e o PAIUB, este com profundas modificações. Para o ensino superior foram instituídos o Exame Nacional de Cursos — Provão — e a Avaliação das Condições de Oferta. Para o ensino médio foi implementado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Recentemente, algumas universidades criaram uma alternativa ao exame vestibular: trata-se de uma seqüência de provas, realizadas ao final de cada série do ensino médio, em geral denominada de avaliação seriada.

Considerando a variedade de instrumentos utilizados na atual política de avaliação do MEC e os processos seletivos adotados pelas instituições de ensino superior, julgue os itens abaixo.

A política educacional do governo federal considera a avaliação do rendimento escolar, mediante provas de conhecimentos, habilidades e competências, como um instrumento de aferição e controle da qualidade do ensino, sendo utilizada inclusive para credenciamento e recredenciamento de instituições.

#Questão 178572 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2002, SF, Consultor Legislativo

Planejamento é uma atividade fundamental em educação, que depende de objetivos políticos claros e estatísticas adequadas. De um lado, porque a previsão de meios em função de finalidades é um instrumento de eficiência e de efetividade social em qualquer política pública. De outro, porque, em educação, os processos são de média e longa duração, com impactos individuais e coletivos, de caráter social, econômico, cultural e político. Além disso, condições financeiras e motivações individuais e familiares, assim como condições estruturais e conjunturais, interferem na implementação e nos resultados das políticas planejadas.

No contexto das atuais políticas educacionais no Brasil, julgue os itens que se seguem.

A alta concentração de renda existente no Brasil, indicada pelo índice Gini, é correlacionada à baixa escolaridade da população.

#Questão 178575 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2002, SF, Consultor Legislativo

Planejamento é uma atividade fundamental em educação, que depende de objetivos políticos claros e estatísticas adequadas. De um lado, porque a previsão de meios em função de finalidades é um instrumento de eficiência e de efetividade social em qualquer política pública. De outro, porque, em educação, os processos são de média e longa duração, com impactos individuais e coletivos, de caráter social, econômico, cultural e político. Além disso, condições financeiras e motivações individuais e familiares, assim como condições estruturais e conjunturais, interferem na implementação e nos resultados das políticas planejadas.

No contexto das atuais políticas educacionais no Brasil, julgue os itens que se seguem.

A sensível queda de natalidade, que vem ocorrendo desde o início da década passada, indica que não há necessidade de expansão do sistema educacional.

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