Questões de Odontologia da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia da FGV

Um paciente de 20 anos comparece ao consultório odontológico para uma consulta de revisão. O paciente não apresenta queixas específicas, porém, o exame da radiografia panorâmica evidenciou que os quatro terceiros molares apresentavam-se inclusos. Considerando a necessidade de exodontia do elemento 48, o cirurgião-dentista pode avaliar, com base em achados clínicos e radiográficos, o grau de dificuldade para exodontia desse elemento.

Sendo assim, é importante observar:

A guta-percha é um material impermeável e isolante, considerada como o padrão para obturação dos canais radiculares. No entanto, ela não se adere às paredes dentinárias, sendo necessário o emprego conjunto de um cimento durante a obturação no sentido de reduzir a interface existente entre a guta-percha e as paredes do canal.

Sobre os cimentos endodônticos utilizados para esse fim, é correto afirmar que:

A desordem sistêmica denominada síndrome trico-dento-óssea é uma síndrome autossômica dominante com alterações corporais que incluem cabelo ondulado, osteoesclerose e unhas quebradiças. A osteoesclerose afeta primeiramente a base do crânio e o processo mastoide, mas a mandíbula com frequência exibe um ramo encurtado e um ângulo obtuso.

Na dentição, além de taurodontia, o padrão de alteração segue a:

Durante o exame clínico para identificar lesões de cárie, o cirurgião-dentista deve descrever o tipo da lesão e sua provável extensão, para facilitar as decisões de tratamento. Com relação ao tipo da lesão, pode-se diferenciá-las, segundo sua atividade, em lesões ativas e inativas. S

obre as características e intervenções indicadas para cada uma delas, é correto afirmar que:

Um paciente portador de anemia falciforme comparece ao consultório odontológico para refazer uma restauração de compósito no elemento 16, que havia fraturado.

Para a realização da anestesia local, o dentista precisa considerar o risco de metemoglobinemia (diminuição da capacidade de transporte de oxigênio) que esses pacientes possuem.

Assim, deve-se evitar a utilização do seguinte anestésico local:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis