Durante o exame clínico para identificar lesões de cárie,...

Durante o exame clínico para identificar lesões de cárie, o cirurgião-dentista deve descrever o tipo da lesão e sua provável extensão, para facilitar as decisões de tratamento. Com relação ao tipo da lesão, pode-se diferenciá-las, segundo sua atividade, em lesões ativas e inativas. S

obre as características e intervenções indicadas para cada uma delas, é correto afirmar que:

  • A. lesões inativas em dentina são altamente infectadas com microrganismos ao longo das fibras de colágeno expostas, e nos túbulos dentinários. Lesões ativas são minimamente infectadas já que o controle de placa remove o biofilme e também parte da dentina infectada amolecida;
  • B. o tratamento não operatório profissional e caseiro é capaz de evitar o aparecimento de novas lesões; no entanto, ele não consegue modificar a atividade das lesões ativas não cavitadas para lesões paralisadas não cavitadas. Isso só é possível para lesões cavitadas;
  • C. um paciente pode apresentar lesões de cárie ativas e inativas em um mesmo quadrante ou elemento, dependendo das condições de acúmulo de biofilme oferecidas pela superfície. Quando isso ocorre, o tratamento operatório imediato é indicado, com a restauração dos elementos envolvidos;
  • D. as características típicas de uma lesão em esmalte ativa não cavitada são uma superfície opaca esbranquiçada e áspera, quando deslizamos a ponta da sonda sobre ela. Por outro lado, as lesões inativas são brilhantes e lisas, com cor que varia do esbranquiçado ao castanho ou preto;
  • E. as lesões que refletem perda mineral contínua em função da atividade metabólica no biofilme são consideradas inativas. Por outro lado, as lesões ativas não requerem intervenção profissional, pois é improvável que a atividade metabólica resulte em perda mineral.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com relação aos cuidados ao paciente plaquetopênico, julgue os itens a seguir.

São sinais de pequenos sangramentos: petéquias e equimoses, que, por serem de regressão espontânea, não necessitam de maiores cuidados.

Resolva a questão aqui ›


Quanto à organização administrativa brasileira, analise as assertivas abaixo e assinale a opção correta.

I. A administração pública federal brasileira indireta é composta por autarquias, fundações, sociedades de economia mista, empresas públicas e entidades paraestatais.

II. Diferentemente das pessoas jurídicas de direito privado, as entidades da administração pública indireta de personalidade jurídica de direito público são criadas por lei específica.

III. Em regra, a execução judicial contra o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA enquanto autarquia federal está sujeita ao regime de precatórios previsto no art. 100 da Constituição Federal, respeitadas as exceções.

IV. A Caixa Econômica Federal enquanto empresa pública é exemplo do que se passou a chamar, pela doutrina do direito administrativo, de desconcentração da atividade estatal.

V. O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS enquanto autarquia vinculada ao Ministério da Previdência Social está subordinada à sua hierarquia e à sua supervisão.

Resolva a questão aqui ›


Acerca de licitação e de contratos administrativos, julgue os itens subsequentes.

A despesa realizada pela administração sem cobertura contratual não pode ser objeto de reconhecimento da obrigação de indenizar do Estado. O servidor responsável pela não prorrogação tempestiva do contrato ou pela não abertura de procedimento licitatório é quem deve pagar o fornecedor.

Resolva a questão aqui ›