Questões de Odontologia do ano 2016

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia do ano 2016

#Questão 605013 - Odontologia, Prótese, IADES, 2016, SES/DF, Médico Residente Multiprofissional

Paciente de 78 anos de idade apresenta diabetes tipo II, hipertensão arterial e nefropatia diabética, cujo controle é feito por uso diário de insulina NPH e enalapril (inibidor da enzima conversora de angiotensina). Ele procurou atendimento odontológico em função de dor associada a músculos mastigatórios e refere dificuldade para dormir. Ao exame físico da região de cabeça e pescoço, notou-se contratura de diversos músculos. O paciente é desdentado total superior e inferior e usa as mesmas próteses há mais de 20 anos. Possui rebordos volumosos. Diagnosticou-se dor miofacial, associada à disfunção temporomandibular aguda. A respeito desse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a eles relacionados, julgue os itens a seguir. Após a remição da dor do paciente, é necessária a confecção de novas próteses. Restabelecer a oclusão é considerada como a principal responsável pelo componente funcional da prótese, e definir a posição mandibular ideal para as reabilitações bucais torna-se primordial para o sucesso da prótese. Essa posição, definida como sendo uma posição fisiologicamente aceitável pelo paciente e seguramente reproduzível pelo profissional, é denominada relação cêntrica.

Paciente de 78 anos de idade apresenta diabetes tipo II, hipertensão arterial e nefropatia diabética, cujo controle é feito por uso diário de insulina NPH e enalapril (inibidor da enzima conversora de angiotensina). Ele procurou atendimento odontológico em função de dor associada a músculos mastigatórios e refere dificuldade para dormir. Ao exame físico da região de cabeça e pescoço, notou-se contratura de diversos músculos. O paciente é desdentado total superior e inferior e usa as mesmas próteses há mais de 20 anos. Possui rebordos volumosos. Diagnosticou-se dor miofacial, associada à disfunção temporomandibular aguda. A respeito desse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a eles relacionados, julgue os itens a seguir. O uso de ciclobenzaprina para obtenção do relaxamento da musculatura esquelética é eficaz, porém não seguro; portanto, não é indicado.

Paciente de 78 anos de idade apresenta diabetes tipo II, hipertensão arterial e nefropatia diabética, cujo controle é feito por uso diário de insulina NPH e enalapril (inibidor da enzima conversora de angiotensina). Ele procurou atendimento odontológico em função de dor associada a músculos mastigatórios e refere dificuldade para dormir. Ao exame físico da região de cabeça e pescoço, notou-se contratura de diversos músculos. O paciente é desdentado total superior e inferior e usa as mesmas próteses há mais de 20 anos. Possui rebordos volumosos. Diagnosticou-se dor miofacial, associada à disfunção temporomandibular aguda. A respeito desse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a eles relacionados, julgue os itens a seguir. A prescrição de benzodiazepínicos está indicada, principalmente os de longa duração, a exemplo do diazepam.

Paciente de 78 anos de idade apresenta diabetes tipo II, hipertensão arterial e nefropatia diabética, cujo controle é feito por uso diário de insulina NPH e enalapril (inibidor da enzima conversora de angiotensina). Ele procurou atendimento odontológico em função de dor associada a músculos mastigatórios e refere dificuldade para dormir. Ao exame físico da região de cabeça e pescoço, notou-se contratura de diversos músculos. O paciente é desdentado total superior e inferior e usa as mesmas próteses há mais de 20 anos. Possui rebordos volumosos. Diagnosticou-se dor miofacial, associada à disfunção temporomandibular aguda. A respeito desse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a eles relacionados, julgue os itens a seguir. Recomenda-se o uso de anti-inflamatórios não esteroidais por 15 dias, pois apresentam eficácia e segurança de uso.

#Questão 605017 - Odontologia, Dentística, IADES, 2016, SES/DF, Médico Residente Multiprofissional

Determinada paciente de 34 anos de idade, normossistêmica, queixou-se de dor após estímulo (doce e gelado) na região de quarto sextante. Ao exame clínico, observou-se cárie oclusal no dente 36, com esmalte branco-acinzentado, opaco na direção da face mesial. A imagem radiográfica revelou a situação a seguir.

Com base nesse caso clínico e na imagem radiográfica, e considerando os conhecimentos odontológicos a eles relacionados, julgue os itens a seguir.

A maior razão para falhas de restaurações de resinas compostas em dentes posteriores é cárie secundária, portanto, uma análise de risco de cárie é fundamental para indicação desse tipo de restauração. Estabelecer medidas de combate à doença cárie (higiene oral, dieta e flúor) deve preceder a restauração de resina composta em dentes posteriores.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis