Questões sobre Nutrição e Saúde Pública

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Nutrição e Saúde Pública

Verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

A ação do nutricionista na atenção primária à saúde deve-se pautar pelo compromisso e pelo conhecimento técnico da realidade epidemiológica e das estratégias das ferramentas de ação em saúde coletiva. Sua atual inserção nesse nível de atenção à saúde ainda está longe do recomendado e do necessário para lidar com a realidade epidemiológica nacional. A Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) do Ministério da Saúde visa à garantia da SAN e à promoção de alimentação saudável aplicáveis a quaisquer fases do curso da vida. Quais ações fazem parte da agenda programática da atenção básica em saúde, embora ainda aplicada muito fragmentada e não universal:
I. Incentivo, proteção e apoio ao aleitamento materno II. Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) III. Programa de Suplementação de Ferro, Ácido Fólico e Vitamina A IV. Cuidados Nutricionais em Grupos Específicos (Hipertensos, Diabéticos, Obesos)

A coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional – COSAN esclarece alterações dos aspectos de Alimentação e Nutrição e de Segurança Alimentar e Nutricional a serem executados no PNAE diante da nova Resolução do FNDE nº 6 de 8 de Maio de 2020. Assinale qual alternativa está correta:

PNAE é considerado um dos maiores programas na área de alimentação escolar do mundo, uma vez que atende a todos os alunos matriculados na educação básica pública, independentemente de classe, etnia ou religião. Trata-se de uma oportunidade não apenas de oferecer alimentos que satisfaçam as necessidades nutricionais dos educandos no período em que estão na escola, mas também de contribuir para a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem e a formação de hábitos e práticas alimentares saudáveis nas comunidades local e escolar. São diretrizes do PNAE:
I. O emprego da alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, respeitando a cultura local, melhorando rendimento escolar, respeitando faixa etária específica não atendendo necessidades específicas aos que necessitam. II. Universalidade aos alunos da rede pública de educação básica. III. Acesso de forma igualitária respeitando as diferenças psicológicas entre as idades e condições de saúde dos alunos que necessitam de atenção específica. IV. Exclusão da educação nutricional e alimentar, nas temáticas curriculares.

O Programa Saúde na Escola (PSE) é política intersetorial da Saúde e da Educação, o qual foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial no 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Quanto ao programa, assinale a alternativa incorreta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis