Questões sobre Nutrição e Saúde Pública

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Nutrição e Saúde Pública

Considerando as informações apresentadas no texto acima, julgue os itens seguintes.

A caracterização do risco é a estimativa qualitativa ou quantitativa de um efeito adverso a um dado organismo ou população. Para o cálculo da margem de exposição a uma substância química, sob o ponto de vista da saúde pública, alguns autores aplicam o MOE, pois permite avaliar a diferença toxicocinética e toxicodinâmica.

Considerando as informações apresentadas no texto acima, julgue os itens seguintes.

O risco avaliado no PARA depende do grau de toxicidade da substância, da quantidade à qual o indivíduo ou a população foram expostos, do estado nutricional do infectado, da via de absorção, do tempo de exposição e da forma de excreção; sendo que a exposição crônica do indivíduo/da população a tais substâncias é relevante, uma vez que são potencialmente carcinogênicas.

Considerando as informações apresentadas no texto acima, julgue os itens seguintes.

O gerenciamento do risco considera os aspectos técnicos quanto aos danos à saúde e os desdobramentos sob o ponto de vista político, social e econômico.

A partir das informações e da figura apresentada acima, julgue os itens a seguir.

O monitoramento da situação alimentar e nutricional da população assim como a promoção das práticas alimentares e dos hábitos saudáveis de viver são de competência do MS, enquanto a garantia da segurança e da qualidade dos alimentos, bem como da prestação de serviços nessa área, é atribuição do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Em 2003, a Organização Mundial de Saúde publicou o relatório técnico Dieta, Nutrição e Prevenção de Doenças Crônicas, cujas recomendações foram classificadas de acordo com os níveis de evidência científica, e é considerado uma das mais importantes referências para direcionamento de pesquisas ou de políticas públicas em saúde. Em seu 5.º capítulo, o relatório apresenta as recomendações para prevenção de câncer em três níveis de evidência: convincente, provável e possível, dos quais os dois primeiros níveis são considerados suficientes e o último insuficiente para sustentar as decisões em saúde pública. Considerando os níveis de evidência científica, julgue os itens que se seguem, acerca do conhecimento atual da relação entre práticas alimentares e diferentes tipos de câncer.

O aumento do risco de câncer pancreático está associado ao alto consumo de carnes e à baixa ingestão de hortaliças.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis